Brasil

Brasil passa em 1º no handebol e espera por vice campeã mundial nas quartas

Por Uol/ Olimpíadas 14/08/2016 11h11
Brasil passa em 1º no handebol e espera por vice campeã mundial nas quartas
- Foto: Reprodução

A seleção brasileira feminina de handebol confirmou o seu favoritismo contra Montenegro na manhã deste domingo (14) e, com uma vitória por 29 a 23, garantiu a primeira colocação do Grupo A, com quatro vitórias e somente uma derrota.

Nas quartas de final, o provável adversário do Brasil será a Holanda, que ocupa a quarta colocação do Grupo B e precisa de uma combinação improvável de resultados para deixar este posto. A definição será ainda neste domingo e a partida será disputada na próxima terça-feira (16).

As holandesas são as atuais vice-campeãs mundiais e foram rivais do Brasil em dois amistosos no Rio de Janeiro na fase de preparação. A equipe nacional venceu uma e empatou outra.

A seleção de Montenegro, vice-campeã olímpica em 2012, se despede da Olimpíada do Rio sem ter ganho uma partida sequer.

Brasil domina desde o início

Superior técnica e taticamente e contra um rival que já não tinha mais pretensões na Olimpíada, o Brasil sempre esteve no controle do marcador e jamais viu a sua liderança estar ameaçada.

Uma corrida inicial de 5 a 1 deu a tranquilidade necessária para a equipe comandada pelo dinamarquês Morten Soubak. A vantagem brasileira no intervalo era de 12 a 10.
 

Goleira se destaca e empolga torcida

O triunfo do Brasil pode ser colocado também na conta de Babi. Ela fez defesas incríveis em arremessos cara a cara no segundo tempo e inflamou a torcida.

De 23 tentativas que foram ao seu gol, ela impediu que dez entrassem. Com o paredão lá atrás, o ataque teve tranquilidade para fluir e consolidar o triunfo.

Seleção diminui o ritmo, mas confirma vitória tranquila

Após o intervalo, a seleção brasileira voltou disposta a administrar a partida. Com bom ritmo de jogo no início, o Brasil ampliou a vantagem no placar para cinco gols (18 a 13), e a partir daí segurou um pouco o ritmo, ciente de que a fase decisiva do torneio irá começar a partir da próxima semana.

Com seis gols e boas jogadas, Ana Paula Belo voltou a ser o destaque da seleção brasileira. Alexandra Martinez também teve boa atuação e acabou a partida com cinco bolas colocadas no fundo da rede. Mesmo assim, o bom aproveitamento não convenceu a atleta, que pediu mudanças para a reta final.

"Os dois primeiros jogos (da primeira fase) foram os mais difíceis, a gente conseguiu manter a concentração. Tropeçamos contra a Espanha, mas cometemos erros que não tínhamos cometido, tanto defensivo quanto no ataque. Nos últimos jogos fizemos bem nosso papel. Não podemos esquecer que temos que melhorar muitas coisas, tivemos muitos erros defensivos e no ataque. Agora, perdeu está fora, estamos conscientes disso. Estamos muitos felizes, porque o objetivo era ganhar hoje. Cometemos erros no final e é importante corrigir isso", declarou a atleta, em entrevista ao canal "Sportv".

Morten Soubak comemora liderança da chave e quer manter foco

O técnico dinamarquês aproveitou a classificação da seleção brasileira para, mais uma vez, minimizar a escolha feita meses atrás, quando optou por disputar a primeira fase no grupo considerado mais difícil. Com a vaga assegurada, o técnico pediu que as atletas mantenham o foco, pois caso algo saia errado, não haverá outra oportunidade para reparar o erro.
"Estamos satisfeitos e contentes que conseguimos o primeiro passo, que era ir para as quartas. Agora, começa um torneio diferente, mata-mata, é o dia que vai definir quem vai e quem vai voltar para casa. Agora é planejar o próximo jogo. Não tem melhor ou pior (grupo), é o mesmo nível. Estamos felizes por estarmos nas quartas de final", salientou o técnico, em entrevista ao mesmo canal.