Alagoas

MPF fará audiência pública sobre denúncia de suspensão de procedimentos cirúrgicos em hospital

Por 7 Segundos com Ascom MPF/AL 15/08/2016 17h05
MPF fará audiência pública sobre denúncia de suspensão de procedimentos cirúrgicos em hospital
- Foto: Divulgação/MPF

 O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) realizará nesta terça-feira (16), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir com autoridades da saúde e a sociedade a regularidade dos serviços prestados pelo Hospital do Açúcar através do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião será aberta ao público, que também poderá participar, obedecendo à capacidade do auditório.

A audiência faz parte da instrução do Inquérito Civil n. 1.11.000.001255/2015-45, instaurado para apurar informações de que os procedimentos cirúrgicos a serem realizados no Hospital do Açúcar pelo SUS estavam suspensos desde 21 de setembro de 2015, devido a uma greve de médicos anestesiologistas, deflagrada por suposta falta de pagamento de salários.

A condução da audiência será da procuradora da república Roberta Bomfim. Foram convidados a participar os representantes do Hospital do Açúcar, do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde, associações e sindicatos dos profissionais envolvidos, e dos conselhos Regional de Medicina (CRM), Regional de Enfermagem (Coren), de Saúde, Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado de Alagoas.

 Autoridades que confirmaram participação na audiência pública desta terça-feira:

• Dra. Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska - Secretária de Estado da Saúde;
• Dr. Edgar Antunes Neto, presidente do Hospital do Açúcar, acompanhado da Diretora Médica, Dra. Marta Celeste de Oliveira Mesquita, e do Diretor Administrativo Financeiro, Vanilo Soares da Silva;
• Dra. Micheline Tenório - promotora de Justiça;
• Dra. Edgleide Soares Castro, Chefe da SEAUD/DENASUS/AL, acompanhada das servidoras Ana Cecília Nogueira Barbosa e Geilza Menezes da Costa
• Dra. Katharina Vidal de Negreiros Moura - Gerente de Atenção à Saúde – HUPAA
• Dr. José Wilton da Silva, Presidente do Conselho Estadual de Saúde AL
• Dr. Fernando de Araújo Pedrosa, Presidente do Conselho Regional de Medicina – CREMAL.
• Dr. Deraldo Lima de Souza, coordenador de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde
• Dra. Mônica Valéria Xavier, advogada do departamento jurídico do Sateal - Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas
• Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas - SINEAL confirmou a presença de um representante jurídico e um representante da diretoria.
• Conselho Regional de Medicina - COREN/AL confirmou comparecimento de um representante
• Gabinete do Secretário Municipal de Saúde informou que o Secretário Thomaz Nonô está em viagem e quem comparecerá na audiência, provavelmente, será o Secretário-Adjunto, Dr. Antônio de Pádua.