Alagoas

Campanhas eleitorais começam hoje; polarização política marca pleito em AL

Primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro; candidatos terão 45 dias para realizar comícios

Por 7 Segundos 16/08/2016 11h11
Campanhas eleitorais começam hoje; polarização política marca pleito em AL
Primeiro turno acontece no dia 2 de outubro - Foto: Divulgação

A manhã desta terça-feira (16) foi marcada pelo início oficial das campanhas eleitorais de 2016 em todo o Brasil. O prazo para registro das candidaturas foi encerrado nessa segunda-feira (15) e, a partir de hoje, a divulgação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador já pode acontecer. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro. Os candidatos terão 45 dias para realizar comícios.

Em Alagoas, o ano eleitoral está marcado, pelo menos por quanto, por polarização política e partidária. O pleito promete ser um dos mais concorridos e acirrados da história, especialmente em Maceió e Arapiraca – duas cidades que já possuem tradição em disputas municipais. Os principais candidatos à prefeitura na capital alagoana são: Rui Palmeira (PSDB), Cícero Almeida (PMDB), JHC (PSB), Paulão (PT), Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulo Memória (PTC). Já em Arapiraca, os destaques são Ricardo Nezinho (PMDB), Tarcizo Freire (PP) e Rogério Teófilo (PSDB).

Com as modificações aprovadas pelo Congresso Nacional, as campanhas passam, agora, a começar mais tarde, o que reduziu o período de 90 para 45 dias. A propaganda gratuita na TV e no rádio também caiu de 45 dias para 35. As inserções, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começarão no próximo dia 26 de agosto. As empresas estão proibidas de fazer qualquer tipo de doação aos candidatos. Neste ano, as campanhas só podem contar com o patrocínio ou financiamento de pessoas físicas, obedecendo, também, a um limite de gastos.

Rui Palmeira (PSDB), por meio das redes sociais colocou: “hoje inicio mais uma caminhada em minha vida. Sou candidato à reeleição para prefeito de Maceió. Seguiremos nesta luta com a mesma garra e determinação que trabalhamos por Maceió desde 2013. Conto com o apoio de todos para continuarmos andando pra frente, rumo a uma cidade cada vez melhor, construindo um novo tempo a cada dia. Vamos em frente!”.

Já JHC (PSB), por sua vez, postou foto de uma reunião ocorrida na noite de ontem (15). À ocasião, o candidato recebeu estudantes e advogados para um papo jurídico e também ouviu sugestões e reivindicações dos motociclistas de “cinquentinha”. Gustavo Pessoa (PSOL) afirmou que “não faz ideia de como vai estar ao fim dessa caminhada”, mas destacou que duas coisas o deixam animado: “a convicção de que terminarei a caminhada com as mesmas certezas em relação ao mundo que sonho” e “já me tornei o inimigo número 1 de certos grupelhos fascistas e isso não tem preço... é a certeza de que estou no caminho certo”, finalizou.

Os outros candidatos não fizeram postagens nas redes sociais. O portal 7 Segundos entrou em contato com as assessorias de comunicação dos políticos para saber se existe alguma programação específica para esta terça-feira (16). A assessoria de JHC informou que o candidato estará na Câmara dos Deputados. O restante das assessorias não atendeu ou não retornou a ligação.

Em Arapiraca

Ricardo Nezinho (PMDB) colocou que “toda conquista nasce de um sonho” e que acredita que seja possível continuar crescendo e obtendo reconhecimento do povo ao qual sempre se dedicou. “Nas ruas, nas conversas e em todos os encontros que realizamos com a população até agora, sinto que estamos no caminho certo para esta importante conquista. Peço ao bom Deus que nos ilumine e nos dê sabedoria para levar a todos, com humildade e serenidade, nossa mensagem de união pelo bem da cidade”.

O restante dos candidatos não se manifestaram nas redes sociais até o fechamento dessa reportagem.