Cultura

Confira a programação do Jaraguá Vivo desta sexta-feira (19)

Os espaços culturais ficam abertos ao público geral em horário especial até as 21h

Por Redação com assessoria 19/08/2016 12h12
Confira a programação do Jaraguá Vivo desta sexta-feira (19)
Folguedos estão entre as atrações do projeto - Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió

Toda sexta, o bairro do Jaraguá ganha um novo ritmo, cor e história com uma manifestação folclórica diferente. Nesta sexta-feira (19) é a vez do grupo de coco roda Xique Xique ditar o embalo do Projeto Jaraguá Vivo, city tour a pé que acontece semanalmente e proporciona uma imersão no cenário arquitetônico, na cultura popular, na história, na gastronomia de rua e a na vida noturna da capital.

O roteiro começa sempre na Praça Dois Leões, às 19h, com uma apresentação de grupos locais que envolvem os turistas com danças típicas relacionadas a expressões como o coco, a quadrilha, o afoxé, o pastoril, entre outras. Depois do rápido espetáculo aberto ao público, os expectadores são convidados a explorar os espaços culturais do bairro, com um guia especializado que conta histórias sobre a colonização da capital, a formação da chamada civilização do açúcar, a dinâmica portuária do Jaraguá, o estilo arquitetônico do bairro e a inspiração das exposições e acervos artísticos protegidos no bairro.

Um dos pontos altos do circuito é a vista ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na sede, os visitantes podem conhecer a coleção de arte popular, “A Invenção da Terra”, que reúne um dos acervos mais ricos de artesanato popular do Nordeste com 400 artefatos, incluindo peças de cerâmica do emblemático Mestre Vitalino e escultores de madeira como Geraldo Dantas e João das Alagoas, famoso pelas obras de arte em barro.

A exposição é toda interativa com monitores e apresentações multimídia sobre os artesãos e seus acervos. Outro destaque da exposição é o espaço Brincantes, que reúne brincadeiras populares com pequenas animações. Nesta semana, está acontecendo também a exposição itinerante Metal Morfose, do artista José Paulo com esculturas em metal.

Ainda integram o roteiro espaços culturais como o Museu da Imagem e Som (MISA), Fundação Teotônio Vilela, o Rex Bar, que promove apresentações de música popular e jazz e o Forró da Filó, para quem prefere o forró pé de serra. Os visitantes podem ainda prestigiar o Food Park Jaraguá com diversas opções de food trucks em uma praça de alimentação ao ar livre, do lado da Associação Comercial.