Brasil

Vice em Pequim-2008 e Londres-2012, Brasil do vôlei de quadra quer ouro olímpico em casa

Por UOL 21/08/2016 08h08
Vice em Pequim-2008 e Londres-2012, Brasil do vôlei de quadra quer ouro olímpico em casa
Vice em Pequim-2008 e Londres-2012, Brasil do vôlei de quadra quer ouro olímpico em casa - Foto: Reuters

O obsessivo e exigente Bernardinho pediu para seus jogadores relaxarem antes de uma das situações mais complicadas que enfrentou em 15 anos à frente da seleção.

Parecia contraditório vindo do treinador que transformou o patamar da equipe graças a muito treino, bronca e busca por perfeição. Mas era a única cartada que restava.

E foi assim, relaxada, que a equipe conseguiu chegar à quarta final seguida em Olimpíadas. Neste domingo, encara a Itália às 13h30, no Maracanãzinho.

A ordem para os atletas relaxarem foi dada na última partida da primeira fase, contra a França. O time estava com a corda no pescoço e uma derrota significaria o pior desempenho nas mãos de Bernardinho. Não havia mais o que fazer.

Os atletas só precisavam ter paciência para jogar e lidar com seus pontos fracos. Um caminho diferente daquele traçado nos últimos quatro ciclos olímpicos.

O treinador assumiu o time em 2001 e transformou a forma de trabalho da equipe. Além disso, contava com uma geração de atletas como Giba, Nalbert e Gustavo, que levou ao bi olímpico em Atenas-2004 -em Barcelona-1992, o Brasil havia obtido seu primeiro ouro.

O time nacional passou por transições, repôs peças com eficiência e foi ainda a mais duas finais: duas pratas.

Chegou ao Rio, no entanto, com a geração menos brilhante de todos esses anos. Bernardinho não conseguiu encontrar jovens talentos que pudessem substituir os medalhões que saíram à altura e acabou fazendo uma renovação às avessas, com atletas mais velhos que tiveram pouca chance em ciclos anteriores, como o oposto Evandro, 34, e o ponteiro Lipe, 32.

O caso mais emblemático foi o resgate do líbero Serginho, 40, chamado após três anos de aposentadoria da seleção, pela qualidade e porque é um líder nato.

Depois de dois vices em 2014, do Campeonato Mundial e da Liga, o time ficou apenas em quinto lugar na Liga de 2015 e ligou um sinal de alerta. Chegou ao Rio sob muitas dúvidas e fez uma primeira fase sofrível.

Foi bem nesse momento mais agudo que Bernardinho pediu aos jogadores para relaxarem. E deu certo. Venceram a França e passaram pela Argentina nas quartas. Na semi, contra a Rússia, começaram achando que furariam o bloqueio rival na base da força. No primeiro ataque que parou no paredão, Serginho deu uma bronca em Lipe. "Falei que não era na força. Precisávamos ter paciência."

Não é o melhor time, não são os jogadores mais brilhantes, mas com jeitinho, a seleção brasileira aprendeu a se manter no topo. Falta um degrau.