Alagoas

Hemoal registra queda drástica de doadores de sangue e alerta que estoque está crítico

Por Redação com Agência Alagoas 23/08/2016 13h01
Hemoal registra queda drástica de doadores de sangue e alerta que estoque está crítico
Hemoal registra queda de doação de sangue; unidade tem apenas 25,3% do estoque necessário - Foto: Carla Cleto/

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou, nos últimos dias, redução drástica no número de voluntários que comparecem à unidade para se candidatar à doação de sangue. Diante desta realidade, às 8h desta terça-feira (23) o estoque possuía apenas 76 bolsas de sangue, o que representa 25,5% do estoque mínimo ideal, que seria de 300 bolsas.

Para se ter ideia da situação crítica, das oito tipagens sanguíneas, seis estão com o número de bolsas crítico. Isso porque, segundo o relatório do Setor de Dispensação da unidade, só havia uma bolsa do tipo O Negativo, uma do tipo B Negativo, nenhum do tipo AB Negativo e sete do tipo B positivo.

Para reverter este quadro, a assistente social do Hemoal Maria das Graças Padilha salienta que mais uma vez é necessário contar com a solidariedade dos alagoanos. “A doação de sangue deve ser um gesto permanente. Mas neste momento voltamos a registrar um estoque extremamente crítico e, por isso, necessitamos realizar uma grande mobilização social”, enfatizou.

Critérios para Doação

De acordo com Maria das Graças Padilha, para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade, é necessário estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis.
“O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com determinação do Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao posto de coleta bem alimentado”, informou.
Quanto às gestantes e lactantes, segundo Maria das Graças Padilha, não é permitida a doação. E para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.


Onde Doar

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O atendimento ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.