Geral

Missas e procissões marcam o Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió

Sábado contará com vasta programação para os fieis; festa teve início no último dia 17 de agosto

Por 7 Segundos com informações da SMTT e Arquidiocese 27/08/2016 09h09
Missas e procissões marcam o Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió
Missas e procissões marcam o Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió - Foto: Secom/Prefeitura de Maceió

O dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió, comemorado neste sábado (27) em toda a capital alagoana, contará com programação especial para os fieis. A festa teve início no último dia 17, com o hasteamento da bandeira defronte à Catedral.

Após esses dias de preparação, com a Catedral repleta de fiéis, o dia da Padroeira será marcado por diversas Missas e pela tradicional procissão. Às 6h, aconteceu a primeira Missa, presidida pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, com a animação de um coral composto por moradores de rua e pessoas assistidas pelas obras de caridade da Arquidiocese. Em seguida, foi oferecido um café da manhã para eles.

A Missa Solene acontece às 10h, com a participação de todo o Clero, presidida também por dom Antônio Muniz, com homilia de dom Dulcênio Fontes, bispo de Palmeira dos Índios. Já às 14h30, antes da procissão, haverá outra Missa e às 16h a grande procissão com a imagem da Padroeira, saindo da Catedral em direção ao Santuário da Divina Misericórdia de Maceió, antigo Papódromo, onde será celebrada a última Missa, assim que a procissão chegar.

“Assim que a procissão de Nossa Senhora dos Prazeres sair da Catedral, às 16h, de igual modo sairá uma procissão de Marechal Deodoro e da Casa do Pobre, no Vergel, com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, respectivamente, preparando-nos para os dois grandes jubileus que acontecerão em 2017, os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora, em Aparecida, e os 100 anos da aparição dela em Fátima”, comenta o padre Luiz Antônio Guimarães, coordenador da Pastoral da Comunicação, que acrescenta que as três procissões se encontrarão nas imediações da Braskem e juntas seguirão para o antigo Papódromo.

Percurso da Procissão que sairá da Catedral às 16h

A procissão da Padroeira terá o seguinte trajeto: descendo a Rua do Imperador, segue pela Rua Dr. Pontes de Miranda até a Praça Palmares; indo pela Rua Barão de Anadia e Avenida da Paz, Avenida Assis Chateaubriand, segue pela Avenida Senador Rui Palmeira até o Santuário da Divina Misericórdia, no Dique Estrada.

Campanha “Vestir os Nus”

Desde há alguns meses e, principalmente, ao longo da Festa da Padroeira, a Arquidiocese de Maceió viveu a campanha “Vestir os Nus”, por ser esta uma das obras de misericórdia corporais lançadas pelo Papa Francisco para este que é o Ano Santo da Misericórdia. Com isso, foram arrecadas toneladas de roupas que serão distribuídas aos pobres da Cidade, na Praça da Catedral, das 8h às 18h deste domingo (28).

Missas e animação com louvor acontecerão enquanto as roupas serão distribuídas. Dom Antônio presidirá a Missa das 8h, descerrando a bandeira da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e dando início a distribuição das roupas. Outras Missas acontecerão às 10h, ao meio-dia, às 15h e às 18h.

 A Arquidiocese de Maceió agradece o empenho de seus fiéis, de diversas instituições da sociedade alagoana e até outras igrejas que abraçaram esta campanha de arrecadar roupas para os empobrecidos da grande Maceió. 

Transito será alterado

Durante este final de semana, o trânsito de Maceió será alterado para diversos eventos, principalmente no Centro da cidade. A partir das 14h de sábado (27) será realizada a procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, que partirá da Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro.

Os fiéis seguirão pela Rua do Imperador, no sentido contrário ao trânsito, Rua Doutor Pontes de Miranda, Praça dos Palmares, Rua Barão de Anadia, Avenida da Paz, Avenida Assis Chateaubriand, Rua Doutor Paulo Neto, Avenida Siqueira Campos e Avenida Senador Rui, chegando ao Santuário da Divina Misericórdia, cruzando o canteiro central para o Papódromo.

Para garantir a segurança viária do evento religioso, uma equipe de fiscalização de trânsito da SMTT se posicionará no cruzamento da Rua do Imperador com a Rua Barão de Atalaia, impedindo que o fluxo de veículos prossiga pela Rua do Imperador enquanto a procissão caminha até a Praça dos Palmares. Outra equipe da SMTT seguirá o grupo no restante do trajeto quando deixar a praça.

Agentes da SMTT também seguirão à frente da romaria até a chegada ao Papódromo. Eles farão o controle do fluxo de veículos que vem da região do Farol até que todos os fiéis estejam dentro do santuário onde ocorrerá a missa.

Às 18h, na Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro, será realizada a Solenidade de Nossa Senhora dos Prazeres. Para que os devotos tenham mais segurança, uma equipe de fiscalização de trânsito da SMTT ficará na intersecção da rua do evento com a Rua Barão de Atalaia, impedindo o fluxo em direção ao local da celebração. O trecho da Rua Dois de Dezembro entre os cruzamentos da Rua do Imperador e a Ladeira Manoel Ramalho de Azevedo será trafegável apenas na faixa da esquerda.