Alagoas

TRT/AL julga dissídio coletivo entre Casal e Sindicato dos Urbanitários

Reajuste de 3,09% oferecido pela Companhia não foi aceito pelos trabalhadores na última audiência

Por Redação com assessoria 30/08/2016 19h07
TRT/AL julga dissídio coletivo entre Casal e Sindicato dos Urbanitários
- Foto: Assessoria / TRT-AL

Nesta quarta-feira (3), às 9h, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizará sessão extraordinária de julgamento do dissídio coletivo envolvendo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado (Urbanitários).

Na última audiência de tentativa de conciliação ocorrida no dia 15.08, os trabalhadores não aceitaram a proposta apresentada pela Casal, que ofereceu um reajuste de 3,09%, a incidir sobre todas as verbas salariais, com exceção do plano de saúde.

Naquela oportunidade, a Companhia alegou que, em razão da difícil situação econômica e administrativa enfrentada pelo Estado, não foi possível oferecer um percentual maior. Ainda justificou ter registrado prejuízo de R$ 77 milhões nos últimos dois anos e que, atualmente, a dívida com a Eletrobrás está em torno de R$ 240 a 250 milhões de reais.

Ainda de acordo com a diretoria da Casal, o processo de negociação da dívida do Estado com a União é outro fator que impede um percentual maior de reajuste e, em razão disso, não pode realizar uma negociação distinta das que vêm sendo feitas com os demais servidores do Estado.

O Sindicato defende que de acordo com os relatórios gerenciais da Casal, as despesas com pessoal estão bem abaixo do montante geral da arrecadação, ou seja, em torno de 25%. Segundo o Sindicato, a Companhia reajustou sua tarifa em 27% no ano de 2015 e em 16,5% em 2016 - totalizando 47,95% de acréscimo, o que permitiria um reajuste acima do percentual proposto.