Justiça

Alagoano Humberto Martins assume vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça

Ministra Laurita Vaz foi eleita para a presidência e se tornou a primeira mulher a assumir o cargo

Por 7 Segundos com STJ 02/09/2016 06h06
Alagoano Humberto Martins assume vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça
- Foto: Sérgio Amaral

O ministro alagoano Humberto Martins tomou posse, nessa quinta-feira (1º), como vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A ministra Laurita Vaz foi eleita para a presidência e se tornou a primeira mulher na história a assumir o cargo. 

O ilustre alagoano foi eleito por aclamação pelo Pleno do Tribunal para o biênio 2016-2018. Humberto Martins que iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em 2002, é conhecido por sempre ser pautado por prudência, humildade e sabedoria em suas decisões. 

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia. Durante a posse, o ministro Humberto Martins agradeceu a Deus e se comprometeu a desempenhar com vigor os deveres do cargo e cumprir a Constituição Federal. Após assinar o termo de posse, ele homenageou a presidente recém-empossada da corte com flores.

"A vida do ser humano é um constante superar de desafios. Desde muito jovem ocupei cargos públicos, o primeiro deles - promotor de justiça adjunto no estado de Alagoas - quando tinha apenas 21 anos de idade", ressalta Martins. "Acredito que ajudei a guiar a jurisprudência dos vários tribunais de justiça dos estados e das regiões federais em prol de um entendimento harmônico sobre a aplicação da legislação federal", afirma o ministro.

Perfil

Natural de Maceió (AL), o ministro Humberto Martins formou-se em direito pela Universidade Federal de Alagoas e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Em 2002, iniciou sua carreira na magistratura como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo Quinto Constitucional pela classe dos advogados. Atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL). Foi corregedor regional eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Em 2006, chegou ao STJ. Atualmente, é membro da Segunda Turma, especializada em direito público, da Corte Especial, colegiado que reúne os 15 ministros mais antigos do tribunal, e do Conselho de Administração do STJ. No ano passado, assumiu a diretoria-geral da Enfam.