Alagoas

Cartórios de AL emitem mais de 2 mil CPFs na Certidão de Nascimento em um mês

Por Redação com assessoria 06/09/2016 16h04
Cartórios de AL emitem mais de 2 mil CPFs na Certidão de Nascimento em um mês
- Foto: Divulgação

Um convênio firmado, no início de agosto, entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) já resultou na emissão de 2.192 CPFs na Certidão de Nascimento de recém-nascidos em Alagoas.

Segundo o presidente da Arpen, Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa, o resultado é muito positivo. “Todos os pais têm expressado uma satisfação muito grande com essa forma rápida de obter o CPF de seus filhos e, por conta disso, poder inclui-los em programas sociais sem mais perda de tempo. A satisfação também é igual entre os cartórios que já estão prestando o serviço”, afirmou.

Barbosa estima que, em breve, quando todos os 137 cartórios do estado estiverem integrados a essa nova sistemática, cerca de quatro a cinco mil CPFs serão emitidos, mensalmente, na Certidão de Nascimento. Atualmente, 27 cartórios de Alagoas já estão emitindo o CPF.

Para o delegado da Receita Federal em Maceió, Plínio Feitosa, a emissão do CPF na Certidão de Nascimento representa uma parceria em que todos ganham. “Ganha a Receita por reduzir o risco de fraude, ganham os cartórios por agregarem mais um serviço, e ganham, principalmente, os pais que agora podem obter o CPF dos seus recém-nascidos sem a necessidade de se deslocarem a uma conveniada e, ressalte-se, sem custo”.