Geral

Greve dos bancos: transações podem ser feitas pela internet; agências registram filas

Internet banking pode auxiliar os interessados; beneficiários do INSS reclamam de superlotação

Por 7 Segundos 06/09/2016 11h11
Greve dos bancos: transações podem ser feitas pela internet; agências registram filas
Greve dos bancários: transações podem ser realizadas pela internet; agências registram filas - Foto: Marcos Kromos/7 Segundos

A greve dos bancários começou, oficialmente, nesta terça-feira (06). A partir de hoje, aqueles que precisarem realizar transações em agências de Alagoas e de todo o Brasil devem ficar atentos às modificações impostas pela paralisação.

No Centro de Maceió, a movimentação nos bancos foi bastante intensa. Longas filas se formaram nos caixas eletrônicos. Os beneficiários do INSS reclamaram da superlotação e da ausência de fiscalização quanto à utilização dos caixas destinados à melhor idade e portadores de necessidades especiais e gestantes. Mas, o que pouca gente sabe é que muitos procedimentos podem ser realizados pela internet, por meio de aplicativos para smartphones. 

Atualmente, o internet banking pode ser bastante seguro. Cada instituição financeira possui o próprio aplicativo. Para acessá-lo, é necessário, porém, ter acesso a uma senha especial, composta por oito dígitos. O interessado pode utilizar o aplicativo para pagamento de contas (além de caixas eletrônicos e correspondentes bancários), transferência de dinheiro (além de atendimento por telefone e caixa eletrônico), investimentos e resgates e também para empréstimos e financiamentos. 

A greve

Os bancários de instituições públicas e privadas iniciam greve nacional nesta terça-feira (6). A categoria reivindica reajuste salarial de 5% além de reposição da inflação no período (9,57%). (como usar os serviços bancários durante a greve).

Os bancos oferecem reajuste de 6,5% sobre o salário e benefícios –como vale-alimentação e auxílio-creche–, além de um abono no valor de R$ 3.000.

De acordo com a Contraf (confederação que representa trabalhadores do ramo financeiro), a paralisação foi aprovada em assembleias de cerca de 140 sindicatos e federações pelo país realizadas na semana passada.