Alagoas

Pesquisa aponta Alagoas com 513 casos de suicídio em 2 anos; campanha ajuda no combate

Por Ana Clara *estagiária 08/09/2016 16h04
Pesquisa aponta Alagoas com 513 casos de suicídio em 2 anos; campanha ajuda no combate
- Foto: Divulgação

Entre 2013 e 2015, Alagoas registrou 513 casos de suicídio, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (08), pela Associação Alagoana de Psiquiatria (AAP) com pessoas entre 10 e 87 anos de idade. De acordo com a informação, Maceió lidera o levantamento com 141 casos. Arapiraca e Palmeira dos Índios vêm em seguida com respectivamente, 44 e 18 casos.

Para debater o tema, a AAP vai realizar, no dia 21 de setembro, às 19h, a palestra “Suicídio: uma decisão permanente para um problema temporário”, com os médicos Denis Melo, Renata Simplício, Valfrido Leão e a psicóloga e enfermeira Cícera Albuquerque. O evento é gratuito e acontece no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas.

A ação faz parte do Setembro Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção de suicídios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados cerca de 1 milhão de casos de suicídio no mundo, sendo a 15ª causa de morte mais frequente no mundo. O Brasil tem o 8 maior número de casos no mundo e ainda de acordo com a OMS, 90% dos casos podem ser prevenidos.

SETEMBRO AMARELO 

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo. Há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que neste ano cai em um sábado.

No sábado, em Maceió, 50 voluntários irão desenvolver atividades em pontos estratégicos da cidade.