Eleições 2016

Pesquisa Ibope aponta Rui à frente de Cícero e JHC com maior crescimento

Por 7 Segundos 14/09/2016 20h08
Pesquisa Ibope aponta Rui à frente de Cícero e JHC com maior crescimento
Candidatos à Prefeitura de Maceió - Foto: Divulgação

A pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (14) pela TV Gazeta apontou mudanças consideráveis na intenção de voto na corrida à prefeitura de Maceió.

O empate que havia na pesquisa divulgada no dia 22 de agosto entre Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) não existe mais. O primeiro levantamento apontava os dois candidatos com 31%, na pesquisa de hoje Rui aparece com vantagem, 35% contra 28%.

O fato mais marcante, no entanto, é o crescimento do candidato JHC (PSB), que saltou de 11% para 18%. Os 20 pontos percentuais que o separavam de Cícero Almeida na primeira pesquisa do Ibope caíram para 10%, tendo hoje Cícero 28% e JHC 18%. A polaridade apresentada no início de campanha diminuiu muito e a disputa por uma vaga no segundo turno está cada vez mais acirrada.

Entre os demais candidatos, Paulão  (PT) caiu de 3% para 2% e Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulo Memória  (PTC) seguiram com 1%. Fernando do Village (PMN) não pontuou.

A pesquisa também simulou cenários de segundo turno e avaliou a rejeição de cada um dos sete candidatos.

Em um possível segundo turno entre Cícero Almeida e JHC o levantamento apontou empate: 39% para cada um. Em um cenário entre Rui Palmeira e JHC, hoje o resultado seria 45% a 32% para o tucano. Em um segundo turno entre Rui Palmeira e Cícero Almeida, o atual prefeito também levaria vantagem, com 46% a 33%.

Quando questionados sobre rejeição, em quem não votariam, os participantes da amostragem deram as seguintes respostas: Paulão  (PT) 58%; Cícero Almeida  (PMDB) 34%; Fernando do Village  (PMN) 29%; Gustavo Pessoa (PSOL) 23%; Rui Palmeira (PSDB) 21%; Paulo Memória (PTC) 19% e JHC (PSB) 16%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas Ltda. e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o número de protocolo  AL-07132/2016. No total, foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 10 e 13 de setembro de 2016. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.