Alagoas

Construção da ponte sobre o Rio Jacarecica é iniciada e tem conclusão prevista de um mês

Por Redação com Agência Alagoas 23/09/2016 16h04
Construção da ponte sobre o Rio Jacarecica é iniciada e tem conclusão prevista de um mês
- Foto: Ailton Cruz

A duplicação da AL-101 Norte está em andamento e, nesta primeira fase, avança para construção de novas pontes sobre o Rio Jacarecica.

Nesta sexta-feira (23), a obra para construção da primeira ponte com o processo de estaqueamento metálico, que consiste em uma estrutura que dá sustentação ao elevado ao fixar-se a uma base sólida. Este recurso é utilizado para a futura concretagem dos blocos que também irão compor a base da ponte.

Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, explica que a duplicação da Rodovia AL-101 Norte contará com três pontes sobre o Rio Jacarecica, sendo uma deles para uso de ciclistas e pedestres.

“Estamos iniciando a cravação de estacas na primeira ponte do Rio Jacarecica. Após a conclusão desta, haverá a demolição da atual, que se será substituída por outra nova. Posteriormente, ao lado dessas duas obras, iremos fazer outra ponte exclusiva para pedestres e ciclistas. As novas construções serão 1,5 m mais altas para dar maior vazão ao Rio”, explica.

O processo de estaqueamento será composto por 24 barras metálicas e tem conclusão prevista em um mês. Esta, que é a primeira ponte no total de três, está sendo construída ao lado da atual e será concluída em seis meses, aproximadamente.

A nova ponte será um metro e meio mais alta com o intuito de dar maior vazão ao rio evitando, dessa forma, o seu assoreamento, que consiste no acúmulo de areia e demais detritos no fundo do curso de água.