Alagoas

Mais de 270 pessoas estão na fila de espera para transplante de órgão em Alagoas

Por Redação com Agência Alagoas 25/09/2016 08h08
Mais de 270 pessoas estão na fila de espera para transplante de órgão em Alagoas
- Foto: Ilustração

Apesar das campanhas de conscientização sobre a necessidade de doar órgãos, muitas famílias se negam no momento que são procurados pelos profissionais que trabalham na Central de Transplantes, principalmente quando ocorre a morte cerebral do paciente.

Em média, 55% das pessoas se negam em autorizar a doação. Alguns alegam que preferem que seus familiares sejam enterrados sem passarem pelo procedimento, para desespero de quem tem a doação como o único caminho para continuar vivendo.

No primeiro semestre de 2015 ocorreram 59 transplantes, sendo 47 de córnea, dez de rins e dois de coração. Já nos primeiros seis meses de 2016, a maioria foi de córnea (52), um de coração e quatro de rins.

“Alagoas só está credenciado para o transplante de rim, córnea e coração. A Central de Transplantes do Estado é a responsável em estruturar e gerenciar as listas de espera. Apesar de trabalhar com transplante de três órgãos apenas, isso não impede a doação dos outros. Quando há a autorização da família, é feito contato com a Central Nacional de Transplantes, para que o órgão doado seja enviado para outro local”, explicou a assistente social da Central de Transplantes de Alagoas, Lisieux Ferro.