Alagoas

Central de Transplante realiza campanha para conscientizar sobre doação de órgãos

Por Redação com Agência Alagoas 27/09/2016 13h01
Central de Transplante realiza campanha para conscientizar sobre doação de órgãos
- Foto: Divulgação

A Central de Transplantes de Alagoas prosseguiu, nesta terça-feira (27), com a série de iniciativas educativas para a conscientização da população sobre a doação de órgãos e tecidos. As ações ocorreram na Santa Casa de Misericórdia, no Centro, e no Maceió Shopping, na Jatiúca.

As ações terão sequência nesta quarta-feira (28), às 8h, no Hospital Geral do Estado (HGE) e, na quinta-feira (29), no Parque Shopping Maceió, a partir das 12h. De acordo com a assistente social da Central de Transplantes de Alagoas, Lisieux Ferro, as ações educativas contam com a distribuição de panfleto educativo e a sensibilização da população sobre a importância do ato de doação.

“Doar órgãos é um ato de amor que pode salvar a vida de diversas pessoas que estão na fila de espera por um transplante”, explicou Lisieux. Este ano, em Alagoas foram feitos 58 transplantes de órgãos, sendo dois de coração, quatro de rins e 52 de córneas.

Depoimento
Durante a ação na Santa Casa de Maceió, Diego Luiz da Silva, que recebeu um transplante de córnea, falou para acadêmicos do Curso de Enfermagem sobre sua experiência. “Estava com a visão comprometida e passei por um transplante de córnea. Pude recuperar a minha capacidade visual e entendi o impacto que um gesto como a doação pode ter na vida de uma pessoa”, testemunhou.

Lisieux Ferro explicou que “as pessoas que precisam de um órgão entram em uma fila única ligada ao SUS [Sistema Único de Saúde]. Sempre que um órgão aparece como disponível, uma equipe do setor tenta sensibilizar a família”, destacou.

A assistente social ressaltou que é essencial que o doador expresse seu desejo para a família. “O lema da campanha é Sou doador e minha família sabe! Todos devem deixar claro o seu desejo para a família que vai autorizar a doação”, reforçou Lisieux Ferro.