Eleições 2016

Candidatos à Prefeitura de Maceió trocam farpas em debate promovido pela TV Ponta Verde

Quatro dos sete candidatos ao cargo de prefeito debateram os principais temas que envolvem a campanha

Por Giulianna Albuquerque 28/09/2016 00h12
Candidatos à Prefeitura de Maceió trocam farpas em debate promovido pela TV Ponta Verde
- Foto: TV Ponta Verde

O Sistema Opinião de Informação promoveu, na noite desta terça-feira (27), através da TV Ponta Verde – afiliada ao SBT, o debate com quatro dos sete candidatos a prefeito de Maceió. O encontro foi mediado pela jornalista Georgia Nery. Cícero Almeida (PMDB), JHC (PSB), Paulão (PT) e Rui Palmeira (PSDB) estiveram presentes. O debate teve duração de duas horas e foi marcado por troca de farpas entre três dos quatro postulantes. O candidato e atual prefeito Rui Palmeira foi o que mais sofreu ataques.

No primeiro bloco, o candidato Palmeira "atacou" Almeida e citou os processos que o candidato responde na Justiça, entre eles a "Máfia do Lixo" e a "Operação Taturana". "Eu lamento que o Ministério Público ainda não tenha punido vossa excelência", afirmou Palmeira. Em sua réplica, Almeida esclareceu que não existe o termo "Máfia do Lixo" no processo. "Abandono minha candidatura se provar que há a expressão ‘Máfia do Lixo’ no processo", disse.

Durante as trocas de farpas, Palmeira afirmou ainda que a proposta de JHC para a eduçação em tempo integral a distância é 'fantasiosa' e que o candidato é 'desconectado' da realidade. "Como os alunos poderiam estudar em tempo integral pelo celular, ainda não entendi a proposta, poderia me explicar?", questionou Palmeira. “O senhor vive numa era analógica, eu na era digital. O candidato é limitado, lento, feito seus trabalhos”, alfinetou JHC, afirmando que pretende trazer o google e o facebook para auxiliar os estudantes. 

À respeito da segurança pública, o candidato JHC questionou Paulão sobre as propostas para essa área. JHC divulgou dados acerca do número de assaltos a ônibus e a transeuntes que vem crescendo a cada dia na capital. Em sua resposta, Paulão disse que nenhum governo implantou, até o momento, o plano municipal de segurança pública, e que o plano será uma das prioridades no seu governo. 

No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas feitas pela produção do programa. Os temas foram sorteados. O primeiro candidato a responder foi JHC. O tema sorteado foi 'limpeza urbana'. A pergunta feita ao candidato foi sobre as ações de limpeza urbana e sobre a implantação da coleta seletiva. JHC, sem sua resposta, afirmou que irá investir em cooperativas e irá ampliar a coleta em outras áreas da capital. "Não há coleta seletiva na administração atual, mas golpe de marketing", disse.

"Quero ampliar a coleta seletiva, gerar emprego e renda, a partir do lixo. O lixo será utilizado como matéria-prima para a geração de renda", complementou. Em sua pergunta a JHC, Palmeira questionou o candidato sobre a proposta da reciclagem de 'resto de frango', afirmando que não conhece esse tipo de reciclagem. JHC 'atacou' novamente o candidato, afirmando que Palmeira é um 'analfabeto funcional'. "Não me meça pela sua régua. Eu falei em reciclagem animal", afirmou.

O candidato Paulão questionou Palmeira sobre suas propostas para a saúde pública. O peemedebista disse que a maioria dos postos de saúde estão fechados e sem funcionamento. Palmeira, em sua réplica, lembrou que a questão da saúde público é um problema em 100% das capitais brasileiras. "Reformei 32 postos de saúde e construi 11, além de tirar os postos em casebres alugados pela gestão anterior. Até o final da gestão, vamos entregar mais 10 UBS e abrir uma nova UPA no Jacintinho. Apesar dos problemas conseguimos avançar", disse. 

Na terceira rodada, as perguntas foram entre os candidatos e os temas livres. O primeiro candidato sorteado foi Palmeira. Ele questionou JHC a respeito de como acabar com as línguas sujas. "Qual a tecnologia e com que recursos o candidato vai realizar a obra?", questionou. Em sua resposta, JHC disse que o candidato não tinha conhecimento do Plano Municipal de Saneamento Básico.

"Vamos pôr os pés na areia, vamos levar o debate à pauta e arrancar recursos", disse. Em seguida, Almeida escolheu Palmeira para responder a respeito do superfaturamento de medicamentos e contas não aprovadas pelo Conselho de Saúde, além de seu nome envolvido na Operação Lava Jato. Palmeira negou e afirmou que o processo é uma farsa.“Não existe superfaturamento. Eu não respondo a processo na Justiça”, afirmou. 

Direito de resposta e considerações finais

Dois direitos de respostas foram concedidos aos candidatos Palmeira e Almeida. Palmeira ganhou direito de resposta por ter sido chamado de "analfabeto funcional" e "funcionário fantasma" pelo candidato JHC."O candidato JHC me agrediu de forma baixa. Estamos aqui para apresentar propostas. O candidato não as tem e parte para as agressões, mas eu tenho convicção que vocês conhecem meu trabalho", disse. 

Almeida ganhou direito de resposta sobre a expressão "Máfia do Lixo", utilizada pelo candidato Palmeira. "Ela foi usada de forma inadequada. Não existe um processo, e sim um ofício dentro do Tribunal de Contas. Eu continuo colocando minha candidatura e a dele em jogo, mas ele não vai encontrar" A máfia do lixo foi criada pelo atual prefeito", afirmou. 

Nas considerações finais, os candidatos agradeceram o convite feito pela TV Ponta Verde e pediram o apoio da população. Paulão lamentou o baixo nível do debate e disse ainda que é um opção diferente, com mais investimento nas políticas sociais. Almeida destacou o trabalho realizado durante os oito anos em que foi prefeito de Maceió e disse ser a mudança para a situação atual da cidade. Em seguida, JHC afirmou que, apesar de não ter apoio político, é a única opção de mudança para a situação atual. Já Palmeira criticou os ataques sofridos pelos adversários e a falta de propostas apresentadas no debate.