Eleições 2016

Documentos mostram que pedido de empréstimo feito por Rui Palmeira não está garantido

Por Redação com assessoria 28/09/2016 17h05
Documentos mostram que pedido de empréstimo feito por Rui Palmeira não está garantido
- Foto: Divulgação

Desde o início da eleição, o candidato à reeleição por Maceió, atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), tem divulgado como principais propostas os programas “Nova Maceió” e “Maceió de Frente pra Lagoa”, que seriam viabilizados com recursos oriundos de empréstimos com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o CAF – Comissão Andina de Fomentos, instituições financeiras internacionais, e que, segundo Palmeira, estariam “garantidos”.

Ocorre que o deputado federal e também candidato JHC (PSB) achou a conversa toda muito estranha. JHC fez pedido de informações ao Ministério do Planejamento e obteve, com exclusividade, informações de que esses empréstimos não estão garantidos. Na verdade, segundo o candidato, encontram-se em estágio inicial.

“Como mostrado no documento obtido por mim, esses pedidos de empréstimos ainda serão submetidos à Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria da Fazenda Nacional, terão eventuais cláusulas discutidas e aprovadas por essas entidades e também pelas entidades financiadoras. Depois disso, o Executivo encaminha uma mensagem ao Senado Federal para que, na Comissão de Assuntos Econômicos daquela Casa, o pedido seja analisado, votado e – quem sabe – aprovado, e apenas após todo esse processo, que, segundo informações do (Ministério do) Planejamento dura entre 18 a 24 meses, é que os recursos estarão disponíveis”, esclareceu JHC.

O assunto foi trazido à tona por JHC nos debates ocorridos por ocasião das eleições, com o candidato à reeleição Rui Palmeira confirmando que esses recursos estão garantidos, inclusive acusando JHC de “pessimismo”.

“Não sou pessimista, ao contrário: quando chegar à prefeitura, não medirei esforços para acelerar esses empréstimos, porém devemos analisar a vantajosidade para Maceió, já que os contratos são feitos em dólar e sofrem influência da variação cambial”, disse JHC.

É mais um ingrediente ácido na campanha eleitoral, que após um início de debates ferrenhos entre Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira, parece ter evoluído para uma polarização entre o tucano e o candidato do PSB.