Brasil

Fenaban realiza nova assembleia e greve dos bancários pode acabar hoje

Rodada de negociações acontece em São Paulo; paralisação completa 30 dias nesta quarta-feira (5)

Por Redação com assessoria 05/10/2016 11h11
Fenaban realiza nova assembleia e greve dos bancários pode acabar hoje
Fenaban realiza nova assembleia e greve dos bancários pode acabar hoje - Foto: Divulgação

A Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban, convocou uma assembleia a ser realizada na tarde desta quarta-feira (5), em São Paulo, para mais uma rodada de negociações. A paralisação dos bancários completa um mês hoje e têm gerado dor de cabeça para algumas pessoas que precisa realizar transações financeiras mais específicas e que dependem dos serviços dos funcionários das agências espalhadas por todo o país.

A categoria rejeitou, por duas vezes, a proposta de reajuste salarial da categoria, que era de 7%, número considerado abaixo da inflação. Após a rodada de negociação com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários irá se reunir com representantes do Banco do Brasil, quando negociará as reivindicações específicas dos funcionários da instituição. Em seguida, às 19 horas, a negociação será com a Caixa Econômica Federal.

“O acordo e o fim da greve só dependem dos bancos. Basta que eles apresentem uma proposta que cubra as perdas da categoria e avance no índice de reajuste”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Jairo França, que participará das negociações em São Paulo.

Ele lembra que, além da reposição da inflação e de um aumento real de 5%, os bancários reivindicam o fim das demissões, mais contratações, melhores condições de trabalho e prevenção contra assaltos e sequestros, entre outros itens.