Geral

Ventania chama atenção dos maceioenses e pode perdurar até o final de semana

Fenômeno é conhecido como ?Vento Nordeste? e pode dificultar a formação de nuvens no estado

Por 7 Segundos 07/10/2016 11h11
Ventania chama atenção dos maceioenses e pode perdurar até o final de semana
Ventania em Maceió chama atenção - Foto: Folha Vitória/Divulgação

Basta andar pelas ruas de Maceió para perceber. A ventania está presente em praticamente todos os locais da capital – desde os lugares mais movimentados até nas regiões menos povoadas. O caso pode até parecer curioso a primeira vista, mas é, segundo meteorologistas, um dos fenômenos mais comuns nesta época do ano.

Conhecido como “Vento Nordeste”, ele costuma ser registrado, principalmente, nos meses de outubro e novembro e não deve ser motivo de preocupação por parte da população em geral. Segundo Emanuel Teixeira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ventania costuma ser mais forte das 10h às 16h, com velocidade que variam entre 20 km/h até 50 km/h. 

“A ventania pode permanecer até domingo, mas, a partir de sábado, começa a apaziguar. É uma ocorrência absolutamente normal do ponto de vista meteorológico. O que ocorre é a formação de sistemas de alta pressão próximos à costa litorânea”, explicou o especialista. 

O “Vento Nordeste”, ao contrário do que muito possam pensar, não diz respeito à região Nordeste em si, e sim à direção e força do vento em dado momento no mapa brasileiro. O céu costuma ficar aberto e a formação de nuvens fica prejudicada. Apesar de não estar completamente relacionado ao aumento gradual da temperatura, é possível perceber, ao longo dos dias, temperaturas acima da média. 

Na região do Sertão, por exemplo, a temperatura pode chegar aos 36º nesta sexta-feira (7) e, no Agreste, 33º. Já no Baixo São Francisco, o calor é mais “ameno” e a máxima pode chegar aos 31º. Em Maceió e Litoral, 31º e na Zona da Mata, 30º.