Alagoas

Último simulado Hora do Enem 2016 começa amanhã (08)

Por Redação com assessoria 07/10/2016 15h03
Último simulado Hora do Enem 2016 começa amanhã (08)
- Foto: Divulgação

A partir de amanhã (8), estudantes de todo o Brasil terão a última oportunidade de fazer o simulado gratuito Hora do Enem este ano, que avalia conhecimentos e prepara os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova, em sua quarta edição, será aplicada até o dia 16 e contará com novidades em relação aos três exames anteriores: 180 questões, todas inéditas, e perguntas sobre língua estrangeira.

Além disso, todos os alunos que participarem do simulado poderão conferir seu desempenho por meio de um ranking montado com os estudantes que buscam a mesma instituição de ensino e o mesmo curso.

Os alunos ainda poderão comparar seus resultados com as notas de corte da universidade e do curso escolhidos. Para uma experiência ainda mais próxima do real, é recomendado que o simulado seja feito em dois dias, a exemplo do que acontece com o Enem, que será realizado em 5 e 6 de novembro.

O simulado é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), e desenvolvido pelo Geekie Games.

Os estudantes que quiserem participar da prova precisam apenas fazer o cadastro no site www.geekiegames.com.br e iniciar a prova na aba de simulados. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Promovidos entre maio e junho, junho e julho, e no início de setembro, os três simulados anteriores registraram cerca de 1,5 milhão de avaliações realizadas. Estudantes de todo o Brasil participaram das provas, que tiveram como principal alvo os alunos de escolas públicas.

Plataforma de estudos

Além dos simulados, o sistema Hora do Enem disponibiliza, de forma gratuita, videoaulas, exercícios e um plano de estudos personalizado para os estudantes do último ano do ensino médio. Atualmente, a plataforma é utilizada por 1,3 milhão de estudantes concluintes. Esse número representa cerca de 60% do total dos alunos que acabam o ensino médio em 2016. Entre o público geral, o Geekie Games tem 4 milhões de usuários – o que corresponde a 46% de todos os inscritos no Enem 2016.

Os professores e gestores de escolas podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem, por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação (http://pddeinterativo.mec.gov.br/). O Enem será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro.