Geral

Secretaria lança prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo

Jornalistas e estudantes podem produzir reportagens sobre temas que envolvam Ciência e Tecnologia

Por Agência Alagoas 11/10/2016 06h06
Secretaria lança prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo
Prêmio sensibiliza e fomenta a produção jornalística de trabalhos que retratem a importância da ciência, tecnologia e inovação - Foto: Ascom

Jornalistas e estudantes de jornalismo terão uma oportunidade de demonstrar seu talento em reportagens e coberturas sobre os temas que envolvem ciência e tecnologia e serem reconhecidos por isso. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o Maceió Shopping e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) lançará no próximo dia 25 deste mês, no Maceió Shopping, o Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo.

O prêmio tem como propósito sensibilizar e fomentar a produção jornalística de trabalhos que retratem a importância da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na sociedade e valorizar iniciativas nesta área. Essa sua primeira edição é composta por seis categorias: jornalismo impresso, rádio jornalismo, reportagem de TV, web jornalismo, estudante e uma categoria especial em comemoração aos 200 anos do Estado, a “reportagem especial do bicentenário de Alagoas”.

Para o secretário Pablo Viana, esse prêmio é mais um projeto da secretaria que visa a popularização da ciência no Estado, além de ser uma forma de apoiar, estimular e valorizar o profissional de comunicação que dissemina o desenvolvimento científico de Alagoas. “Junto com os nossos parceiros, buscamos potencializar o acesso da população aos conceitos fundamentais em relação ao desenvolvimento de CT&I no nosso Estado por meio da comunicação e, dessa forma, apoiar o trabalho do profissional de Jornalismo”, disse o secretário.

Durante a manhã dessa segunda-feira (10), um termo de cooperação técnica foi assinado, em qual estiveram presentes o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, o superintendente do Maceió Shopping, Robson Rodas, e o presidente do Sindjornal, Flávio Miguel.

Segundo o diretor do sindicato, essa premiação é muito importante para a categoria e vem ampliar o calendário de premiações no Estado. “É fundamental iniciativas como essa para nossa categoria. Uma forma de divulgar o trabalho científico, valorizando o profissional de comunicação”, afirmou Flávio Miguel.

Para o diretor-presidente da Fapeal, o prêmio trará para sociedade alagoana mais conhecimento e informação sobre o que está sendo produzido de ciência no Estado. “É importante esse prêmio, porque ele publicizará as ações que o Estado vem desenvolvendo no cenário de CT&I”, destacou Fábio Guedes.

O superintendente do Maceió Shopping aproveitou a oportunidade para destacar a importância de apoiar eventos ligados à ciência e tecnologia. “Nós temos total interesse de apoiar iniciativas que envolvam ações de CT&I em Alagoas. Isso é um avanço para o Estado. Nós estamos sempre juntos”, ressaltou Robson Rodas.

Sobre o homenageado

Um dos ícones do Jornalismo e Comunicação no Brasil, José Marques de Melo, nasceu em Palmeira dos Índios (Alagoas), é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico. Foi o primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973) e Docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, sendo Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e diretor-responsável da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O homenageado é autor de dezenas de livros de jornalismo e comunicação que se tornaram referência para a área.