Política

Maioria dos deputados alagoanos vota a favor da PEC 241, que limita gastos públicos

Apenas três parlamentares se posicionaram contra; sessão acabou na madrugada e proposta foi aprovada

Por 7 Segundos com agências 11/10/2016 07h07
Maioria dos deputados alagoanos vota a favor da PEC 241, que limita gastos públicos
Maioria dos deputados alagoanos votam a favor da PEC 241, que limita gastos públicos - Foto: Agência Brasil

A maioria dos deputados alagoanos se posicionaram a favor da PEC 241, que limita os gastos públicos pelas próximas duas décadas. A votação foi encerrada na madrugada de hoje (11), em Brasília, e, ao final do pleito, a proposta foi aprovada pela ampla maioria dos votos dos parlamentares de todo o país.

Os alagoanos que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição foram Arthur Lira (PP), Givaldo Carimbão (PHS), Marx Beltrão (PMDB), Nivaldo Albuquerque (PRP) e Pedro Vilela (PSDB). Apenas três deputados se posicionaram contra a medida. Foram eles: JHC (PSB), Paulão (PT) e Ronaldo Lessa (PDT).

O resultado —366 votos a favor, 111 contra, com 2 abstenções— foi obtido com o empenho pessoal do presidente da República, o que incluiu um jantar para mais de 200 deputados na noite deste domingo (9). A chamada PEC do Teto obteve, assim, 58 votos a mais do que o mínimo necessário (308). O placar alcançado registrou apenas um voto a menos do verificado na aprovação da autorização para a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, em 17 de abril, quando 367 deputados votaram pelo afastamento da petista.

Após a aprovação do texto principal, os deputados ainda passaram mais de quatro horas discutindo pontos da proposta. Ao todo, a oposição apresentou sete destaques, forma de votar separadamente determinados trechos.

A maioria dos requerimentos pedia a retirada das rubricas saúde e educação dos moldes propostos pela PEC. A base de Temer, contudo, manteve-se no plenário e garantiu a manutenção do texto.