Mundo

Sobe para 473 número de mortos no Haiti por furacão Matthew

Por Redação com AFP 11/10/2016 19h07
Sobe para 473 número de mortos no Haiti por furacão Matthew
Sobe para 473 número de mortos no Haiti por furacão Matthew - Foto: AFP

O furacão Matthew deixou pelo menos 473 mortos durante sua passagem pelo Haiti na semana passada, segundo um balanço provisório, divulgado nesta terça-feira pela Defesa Civil e desde domingo vigora luto oficial de três dias.

 

O departamento (estado) de Grande Anse, que foi diretamente atingido pelo furacão, foi o mais afetado: as autoridades contabilizaram ali 244 mortos e 97 feridos.

Segundo a Defesa Civil do Haiti, 75 pessoas continuam desaparecidas e há mais de 300 feridos em todo o país.

A contagem anterior, apresentada na segunda de manhã, tinha reportado pelo menos 372 mortos.

Mais de 175.000 haitianos permanecem refugiados em abrigos provisórios, montados em muitas escolas, atrasando o retorno às aulas de cem mil crianças, como estava previsto pelo ministério da Educação.

Toda a parte sul do país ficou alagada pelas chuvas torrenciais e afetada por fortes ventos que castigaram durante várias horas a região. Matthew tocou o solo com força de categoria 4 e avançava com ventos de 230 k/h.

Além da destruição, as autoridades e organizações humanitárias temem um importante recrudescimento do cólera por causa das grandes inundações e da falta de acesso à água potável e produtos de higiene nas regiões afetadas.