Educação

Alunos da rede pública participam de espetáculo e trocam armas de brinquedo por ingressos do circo

Campanha da Seprev visa incentivar a cultura da paz e não violência nas escolas de Alagoas

Por Redação com assessoria 12/10/2016 09h09
Alunos da rede pública participam de espetáculo e trocam armas de brinquedo por ingressos do circo
- Foto: Victor Brasil

Os alunos da Escola Estadual Capitão Álvaro Victor, no bairro do Vergel do Lago, tiveram a oportunidade, na noite desta terça-feira (11), de participar do espetáculo do Marcos Frota Circo Show. É que eles puderam trocar suas armas de brinquedo por um ingresso da apresentação circense, em uma campanha da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

A ação integrou o início do cronograma do projeto Desarmamento Infantil: Arma, nem de brinquedo, lançado na segunda-feira (10) pela Seprev.

Segundo o titular da pasta, Jardel Aderico, que foi prestigiar o evento com as crianças, a campanha visa educar e conscientizar os jovens sobre os riscos do armamento de fogo. “Esta ação vem para fortalecer a nossa Campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo. Conscientizar as crianças, além de estar ajudando na formação de futuros bons cidadãos, é ter a certeza que elas irão levar a informação sobre os riscos do porte destes armamentos para casa, para os pais”, enfatizou.

Para o estudante Pedro Luciano, de 12 anos, “arma não é brinquedo para criança, por isso acho importante entrega-las. Vir ao circo é muito melhor”.

Além das armas de brinquedo, os alunos puderam realizar uma redação incentivando a entrega de armas e trocá-las por um ingresso do circo. “Eu escrevi que arma nunca foi brincadeira de criança. Temos que brincar de outras coisas”, disse o aluno Matheus Tavares, de 13 anos.

Ascom

De acordo com a professora da escola, Tamires Tavares, esta campanha é fundamental para conscientizar os jovens e torna-los cidadãos de bem, que não venham a se envolver com a criminalidade no futuro. “Estas crianças muitas vezes vivem em ambientes muito propícios à todo tipo de violência. Devemos incentivar outras práticas para que elas cresçam sabendo o que é certo e errado”, afirmou.

O cronograma deste projeto iniciou com cerca de 50 crianças da Escola Estadual Capitão Álvaro Victor, em comemoração ao dia das crianças, porém, a campanha do Desarmamento Infantil será realizada durante os próximos 12 meses.

Na quinta (13) e sexta-feira (14), será a vez dos alunos da Escola Municipal Denisson Meneses, do bairro Cidade Universitária, irem trocar suas armas de brinquedo por ingressos para o circo.