Mundo

Bob Dylan vence o prêmio Nobel de Literatura de 2016

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), em Estocolmo; gritos e aplausos dos presentes foram ouvidos

Por UOL 13/10/2016 08h08
Bob Dylan vence o prêmio Nobel de Literatura de 2016
Cantor Bob Dylan no Critics' Choice Movie Awards, em 2012 - Foto: AP

Foi recebida com surpresa a notícia de que Bob Dylan venceu o prêmio Nobel de Literatura de 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), em Estocolmo, às 8h (horário de Brasília). Gritos e aplausos dos presentes foram ouvidos na sala em que a porta-voz da Academia Sueca, Sara Danius, fez o anúncio.

Danius disse que Dylan foi agraciado por ter "criado novas expressões poéticas dentro da grande tradicional canção americana". Além do título, o autor ganha também 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,7 milhões). Aos 75 anos, Dylan é o primeiro americano a ganhar o prêmio desde Toni Morrison em 1993.

Embora o nome de Dylan tenha sido cotado para o prêmio há vários anos, ele não estava entre os primeiros nas bolsas de apostas, liderada pelo japonês Haruki Murakami, pelo sírio Adonis e pelo romancista queniano Ngugi wa Thiong'o, assim como os americanos Don DeLillo, Philip Roth e Joyce Carol Oates.

Em 2015 a bielorrussa Svetlana Alexievitch foi a premiada. No ano anterior o vencedor foi o francês Patrick Modiano.

Batizado como Robert Allen Zimmerman, Bob nasceu em Duluth, Minessota, em 24 de maio de 1941. Criado em uma família judaica, ele largou a faculdade e se mudou para Nova York onde se tornou famoso no início dos anos 1960. Em 2004, foi eleito pela revista americana "Rolling Stone" o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles.

Dylan também é autor dos livros "Tarântula", de 1966, publicado no Brasil em 1986 pela Editora Brasiliense. Também já lançou sua autobiografia "Crônicas Vol. I", que chegou no Brasil em 2005.