Alagoas

Detran/AL oferece ajuda psicológica para candidatos à primeira habilitação

Por Redação com Agência Brasil 17/10/2016 14h02
Detran/AL oferece ajuda psicológica para candidatos à primeira habilitação

No intuito de diminuir o número de reprovados no exame prático de direção para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Chefia de Controle de Condutores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) elaborou um projeto-piloto que visa reduzir a interferência da ansiedade dos candidatos no momento de realizar a prova.

A psicóloga e servidora da autarquia Sueli Leão se reúne com pequenos grupos de candidatos para um momento de descontração e técnicas de relaxamento. Os 15 minutos antes da prova são essenciais para que o nervosismo seja amenizado e a confiança no aprendizado durante todo o processo de formação seja o principal requisito para um resultado positivo.

Em uma pesquisa feita pelo órgão foi constatado que 61% das pessoas que são reprovadas no teste consideram o nervosismo como o principal fator para a reprovação. De acordo com a psicóloga, o candidato precisa entender que a ansiedade é normal, mas que existem métodos a serem utilizados para minimizar o nervosismo e dar uma tranquilidade maior em concluir o exame prático.

A chefe de Controle de Condutores da autarquia, Lisiane Rocha, salienta que o Detran-AL quer detectar quais são os principais motivos de reprovação para poder trabalhar com mais propriedade, afim de mudar esses índices.