Alagoas

TRE cassa mandato de deputado estadual acusado de compra de votos

Por 7 Segundos 20/10/2016 17h05
TRE cassa mandato de deputado estadual acusado de compra de votos
- Foto: Assessoria

Na tarde desta quinta-feira (20), o deputado estadual Marquinhos Madeira teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por compra de votos em União dos Palmares nas eleições de 2014. 

A Ação de Impugnação de Mandato Eleitoral (AIME) contra Madeira foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Eleito pelo PT e hoje no PMDB, o parlamentar, apesar de cassado por 6 votos a 1, pode recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sem precisar deixar o cargo.

O desembargador Fábio Henrique Gomes foi o último a votar, em sessão nesta quinta-feira (20), após pedir vistas em sessão passada, onde cinco votos já haviam sido proferidos. Ao relatar seu voto, Fábio Henrique apontou que os depoimentos colhidos durante o processo de investigação mostram que houve o crime eleitoral de compra de votos e que o valor pago era de R$ 170.

Ainda de acordo com Fábio Henrique, mesmo sem a comprovação da ligação entre o “aliciador” com o deputado, o esquema favorecia diretamente o parlamentar.

Caso o TSE mantenha a decisão do TRE/AL, quem assume a cadeira na Casa de Tavares Bastos é o primeiro suplente, o ex-deputado estadual Judson Cabral, do PT, partido pelo qual Madeira foi eleito em 2014.