Brasil

TRE pede cassação da candidatura da mãe de Wesley Safadão

Por Redação 26/10/2016 16h04
TRE pede cassação da candidatura da mãe de Wesley Safadão

O Ministério Público Eleitoral do Ceará pediu a cassação do registro de candidatura de Antônio Cláudio e Dona Bill, a mãe do cantor Wesley Safadão, eleitos em 2 de outubro prefeito e vice-prefeita de Aracoiaba, no interior do Ceará.

Após denúncias de abuso de poder econômico, durante sua campanha, a candidatura da chapa havia sido cassada. Eles recorreram, o que causou efeito suspensivo da decisão. Em novo pedido, o procurador eleitoral Marcelo Mesquito manteve o entendimento da sentença e pediu ao TRE a cassação. 

"Está provado que as falsas denúncias feitas pela oposição não passam de uma tentativa desesperada de atacar a gestão liderada pelo Prefeito Antônio Cláudio, reconhecida como um dos melhores prefeitos do Ceará por quatro vezes", afirmou o o prefeito eleito.

ENTENDA O CASO 

Segundo a decisão da juíza Cynthia Nóbrega Pereira F. Thomáz, da 67ª zona eleitoral, os dois incorreram nos crimes de abuso de poder econômico e político. A magistrada entendeu como ilegal a entrega, em junho, de ambulâncias em um distrito de Aracoiaba que, de acordo com a decisão, foram anunciadas como doação pessoal de Bill.

Entretanto, os veículos, na verdade, teriam sido comprados pela prefeitura. A Justiça ainda entendeu que a divulgação da entrega das ambulâncias no site institucional da prefeitura configurou propaganda irregular."Não resta dúvida que as condutas relatadas acima são mais do que suficiente para viciar a vontade do eleitor e por em desvantagem os concorrentes, prejudicando, sobremodo, a lisura do pleito", declara a juíza.

Os candidatos reagiram pelo Facebook. Em nota divulgada em suas páginas pessoais, Antônio Cláudio e Dona Bill afirmaram que o processo foi o último de uma série de "golpes baixos, rasteiras e mentiras" que marcariam a eleição. "Será possível que trabalhar pelo nosso povo e melhorar os atendimentos de saúde no nosso sertão merecem ser condenados e apeados da vitória?", questionam.