Brasil

Luciano Rezende (PPS) confirma 1º turno e é reeleito prefeito de Vitória

Por Redação com Uol Notícias 30/10/2016 17h05
Luciano Rezende (PPS) confirma 1º turno e é reeleito prefeito de Vitória
Luciano Rezende (PPS), prefeito reeleito de Vitória (ES) - Foto: Divulgação

O prefeito de Vitória (ES), Luciano Santos Rezende (PPS), 54, confirmou neste domingo (30) a liderança na votação do primeiro turno e foi reeleito prefeito da capital capixaba. Ele bateu o apresentador de TV Amaro Neto, do Solidariedade. A eleição foi acirrada, com o atual prefeito atingindo 51% dos votos válidos, contra 49% do adversário.

Rezende recebeu no segundo turno os apoios do candidato derrotado do PMDB no primeiro turno, o deputado federal Lelo Coimbra, e da executiva estadual do PSDB.

No primeiro turno, o prefeito eleito teve o terceiro maior tempo no horário eleitoral entre os candidatos, com 2 minutos e 28 segundos. Já Amaro Neto contou com 2 minutos e 37 segundos. Lelo Coimbra, que ficou em terceiro no primeiro turno, tinha o maior tempo de exposição, de 3 minutos e 12 segundos.

A ampla coligação que elegeu Rezende teve 12 partidos: além do PPS, selaram apoio à candidatura ainda no primeiro turno PSB, PRB, PP, PV, PC do B, Rede, Pros, PHS, PSDC, PPL e PEN. Amaro Neto teve dez partidos alinhados à sua chapa, e Lelo Coimbra, sete. Os ex-presidenciáveis Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB) foram até Vitória manifestar apoio a Luciano Rezende no segundo turno.

O prefeito reeleito

Luciano Rezende cumpriu de 1995 a 2008 três mandatos como vereador de Vitória. Em 2008, sofreu sua única derrota, ao ficar em terceiro lugar na disputa pela administração da cidade. Há quatro anos, bateu o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, também no segundo escrutínio.

Antes de entrar na política, o atual prefeito, nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), foi atleta de remo, sendo campeão brasileiro e sul-americano.

Na pesquisa Ibope divulgada em 15 de outubro, 36% do eleitorado avaliavam sua administração como ótima ou boa, e 42%, regular. O índice de ruim ou péssimo era de 20%.

Vitória é a capital menos populosa da região Sudeste, com cerca de 356 mil habitantes. Tem o 103º maior PIB per capita do Brasil, com cerca de R$ 64 mil por habitante. Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de 0,845, é o quarto maior do país e o segundo maior entre as capitais – perde apenas para Florianópolis (SC).