Eleições 2016

Rui Palmeira, do PSDB, vence segundo turno e é reeleito prefeito de Maceió

Palmeira disputou o segundo turno com Cícero Almeida (PMDB)

Por 7 Segundos 30/10/2016 18h06
Rui Palmeira, do PSDB, vence segundo turno e é reeleito prefeito de Maceió
Rui Palmeira (PSDB) é reeleito prefeito de Maceió - Foto: Arquivo Pessoal

Atualizada às 20h01

Rui Palmeira (PSDB) foi reeleito neste domingo (30), em segundo turno, prefeito de Maceió. Ele venceu o primeiro turno com uma larga vantagem em relação a Cícero Almeida (PMDB), segundo colocado. Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas, Palmeira recebeu 241.977 votos válidos, o que representa 60,27%, contra 39,73% de Almeida.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 401.519 maceioenses foram às urnas. 45.990 pessoas anularam os votos e 16.665 votaram em branco, o que equivale a 9,91% e 3,59%, respectivamente. 

O candidato

Rui Palmeira nasceu em setembro de 1976 e é formado em Direito e pós-graduado em Direito Tributário e Finanças Públicas. Em uma rede social, ele se diz apaixonado por Maceió. Começou a carreira política como candidato a deputado estadual em 2006, sendo eleito com 21.752 votos. Ele integra, desde então, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2011, foi eleito deputado federal e avaliado pela revista Veja como o 19º deputado mais bem avaliado do país. Em 2012, Palmeira foi eleito prefeito de Maceió e foi eleito com 57,41% dos votos válidos.

Propostas

Entre as principais propostas de Palmeira se destacam a pavimentação de 600 ruas da capital; construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro do Jacintinho; construção de dois centros de educação em tempo integral e o programa de requalificação urbanística da orla lagunar de Maceió. 

O voto

Palmeira votou na manhã deste domingo (30), em uma escola estadual localizada na comunidade Piabas, no bairro do Jacintinho, parte alta da capital. Ele chegou a conversar com a imprensa minutos antes de exercer a democracia. Do lado de fora da seção eleitoral, muitos eleitores e curiosos se aglomeraram para tentar falar com o tucano.

Em entrevista à imprensa, Palmeira se mostrou satisfeito com a campanha do segundo turno. O político disse que, como prefeito, tem “muita coisa” para inaugurar ainda este ano, como postos de saúde, escolas e creches, em diversos bairros da capital. “Maceió tem credibilidade. Essas obras vão mudar a cara da capital”, informou.