Alagoas

Estado lança programa para atender acusados de violência doméstica nesta segunda-feira (7)

Por Redação com Agência Alagoas 03/11/2016 17h05
Estado lança programa para atender acusados de violência doméstica nesta segunda-feira (7)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), lança, nesta segunda-feira (7), às 10h, no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), o Programa (Re)pense. A ideia é ofertar atendimento preventivo psicossocial aos acusados de violência doméstica contra a mulher em Maceió.

Durante a ocasião, será assinado um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, que tem por objeto a mútua cooperação para a prestação de atendimento psicossocial, mediante atuação integrada, visando a efetiva conscientização e mudança de comportamento nas questões relativas ao gênero.

Para o andamento efetivo do programa, a Seprev irá disponibilizar uma equipe multidisciplinar, formada por um psicólogo, um assistente social e um advogado, para atendimento dos assistidos da Defensoria Pública que forem encaminhados, bem como atuar nos processos envolvendo Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Já a Defensoria, vai promover um constante diálogo e troca de informações com a equipe multidisciplinar, potencializando a atuação na prestação da assistência jurídica integral aos assistidos da cidade de Maceió, bem como fiscalizar as rotinas que serão observadas e realizadas pelo Programa (Re)pense.

Por meio destas técnicas multidisciplinares, envolvendo a psicoterapia, o programa atenderá homens acusados de violência doméstica contra mulher de forma individualizada e em grupos de intervenção. O (Re)Pense pretende produzir um efeito ressocializador no acusado provocando reflexões comportamentais e evitando a reincidência.

O atendimento do programa será realizado na Casa de Direitos de Maceió, coordenada pela Seprev, e localizada no bairro do Jacintinho.