Alagoas

Servidores do Ifal deflagram greve por tempo indeterminado a partir do dia 11

Por 7 Segundos 03/11/2016 16h04
Servidores do Ifal deflagram greve por tempo indeterminado a partir do dia 11
- Foto: Sintietfal

Os servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) decidiram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (3), na sede do Sindicato dos Servidores Federais da Educação Profissional e Tecnológico no Estado de Alagoas (Sintietfal), localizada no Centro de Maceió, entrar em greve geral a partir do dia 11 de novembro. 

Os servidores são contra à PEC 241 e a Medida Provisória que trata da reforma do Ensino Médio. Docente e técnicos administrativos iniciam o movimento paredista no Dia Nacional de Greve da Classe Trabalhadora. A paralisação será por tempo indeterminado.

Segundo o presidente do Sintietfal, Ederson Matsumoto, a PEC 241 vai trazer um grande prejuízo para os investimentos nas áreas de saúde e educação. "Estamos em greve para dizer não à PEC da Morte. A PEC 241, agora PEC 55, destrói os serviços públicos e o mais prejudicado é o povo pobre. Por isso, queremos dialogar com a população sobre o motivo de nossa luta e a necessidade de resistir em defesa da educação e saúde pública".

Mais de 100 servidores lotaram a sede do Sintietfal para dizer que não aceitam o congelamento de recursos para os serviços públicos pelos próximos 20 anos. "A nossa greve luta contra a PEC 241, a atual PEC 55 no Senado, cujo objetivo é destruir a saúde e educação pública no Brasil. Com a greve, a categoria se soma à mobilização dos estudantes em ocupação e com o conjunto da sociedade e dos trabalhadores que lutam contra essa e outras políticas do governo ilegítimo de Michel Temer", afirmou Gabriel Magalhães, tesoureiro do Sintietfal.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (Sinasefe) realizará sua Plena dias 5 e 6 de novembro para definir o indicativo de greve para toda a Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

Agenda e mobilização

Os servidores definiram também fortalecer as ocupações dos estudantes com visitas e atividades em conjunto, realizar a próxima assembleia geral no dia 10 de novembro, em Palmeira dos Índios, e participar de um grande ato unificado no dia 11 de novembro.