Alagoas

Monitora Alagoas é apresentado no Fórum de Combate à Corrupção

Por Redação com Assessoria 08/11/2016 19h07
Monitora Alagoas é apresentado no Fórum de Combate à Corrupção
Monitora Alagoas é apresentado no Fórum de Combate à Corrupção - Foto: Assessoria

Criado em julho deste ano pelo deputado Rodrigo Cunha, o portal Monitora Alagoas tem o objetivo de fiscalizar as ações de governo protocoladas em cartório eleitoral, ou seja, as famosas “promessas eleitorais”. Importante ferramenta de fiscalização, o Monitora contribui para que a população possa acompanhar o passo a passo dessas promessas de campanha, vendo o que foi executado, quanto falta e o que está parado, além de disponibilizar os gastos públicos e o orçamento previsto e executado pelo governo.

Nesta terça-feira (8), o deputado Rodrigo Cunha esteve presente na reunião do FOCCO- Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas e pôde apresentar aos membros presentes o que é o portal Monitora e como funciona. “O sistema do Monitora foi feito para que as pessoas possam ter interesse, cada vez mais, pelo que é público. O ato da política não acaba depois do voto, e é direito e dever do cidadão fiscalizar o gestor”, ressaltou o parlamentar.

Segundo Cunha, foi preciso ir a todas as secretarias, pessoalmente, colher as informações para o Monitora, uma vez que, após solicitação por ofício, seguindo a Lei de Acesso a Informação, apenas quatro pastas responderam.

“O Monitora é atualizado a cada dois meses, e aqui o cidadão vai encontrar a ação prometida, a versão dada pela secretaria, fotos, andamento das ações e o quanto foi gasto. Vale lembrar que o Monitora é uma plataforma colaborativa e esperamos que cidadão também seja um fiscalizador. Temos uma área chamada Fiscal Cidadão, para que as pessoas possam denunciar e prestar informações. É muito importante que a população se envolva cada vez mais na política, e nós precisamos estimular, dando recursos para que elas interajam”, destacou.

José Carlos Castro, promotor de justiça do MPE e coordenador da Comissão Executiva, destacou o sistema Monitora e lembrou da importância de se ter eficiência no gasto público. “O FOCCO está aberto ao deputado Rodrigo Cunha para que ele sempre possa apresentar suas ideias e ferramentas que contribuem para a fiscalização e o combate à corrupção”.