Geral

Professores do ?ProJovem? cobram homologação para sacar benefícios trabalhistas em Alagoas

Categoria afirma que repasses referentes ao FGTS e seguro-desemprego estão atrasados há dois meses

Por Anne Caroline Bomfim 08/11/2016 10h10
Professores do ?ProJovem? cobram homologação para sacar benefícios trabalhistas em Alagoas
Professores do ?ProJovem? cobram homologação para sacar benefícios trabalhistas em Alagoas - Foto: Cortesia

Os professores selecionados para atuarem no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em Alagoas se reuniram, na manhã desta terça-feira (8), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), no Centro de Maceió, para cobrar a homologação a fim de sacar benefícios trabalhistas junto ao MTE. Segundo eles, o repasse está atrasado há dois meses.

O programa, criado em 2005, busca promover a elevação da escolaridade dos jovens brasileiros, por meio da qualificação profissional e inclusão cidadã. Em entrevista ao portal 7 Segundos, uma das educadoras, identificada como Alcimara Albuquerque, afirmou que o contrato possuía vigência de 18 meses e o período foi integralmente cumprido pelos professores.

Após o término do acordo firmado, eles até chegaram a receber o valor da rescisão, que é de responsabilidade da empresa mantenedora, mas não embolsaram o dinheiro do FGTS nem do seguro-desemprego, que possui prazo definido para ser aderido. Quase 100 professores estão nessa situação e se sentem prejudicados. “Tem um tempo certo para dar entrada no seguro e, se isso não acontecer logo, perderemos o benefício”, sinalizou o professor Atonildo de Freitas.

“Faz dois meses que o nosso contrato acabou e, até agora, só recebemos os seis mil da rescisão mesmo, nada mais. Não culpamos a Fundepes, porque ela está em dia conosco. O problema é com o Ministério do Trabalho mesmo”, complementou Alcimara. Ela disse que os professores chegaram a cobrar uma solução junto ao órgão, mas, a priori, sequer foram ouvidos ou recebidos por alguma representante.

Na manhã de hoje, a categoria chegou a formar uma comissão e, após cobrar atendimento, conseguiu se reunir com um representante da superintendência, identificado apenas como Welton. Na oportunidade, o servidor garantiu que o Ministério vai resolver o problema ainda hoje e que as pendências serão normalizadas paulatinamente.

O Portal 7 Segundos tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, por telefone fixo e também por celular, mas as ligações não foram atendidas.