Geral

Município alagoano está entre as piores cidades do Brasil em qualidade de vida

Pesquisa coordenada pela UFRJ mostra que São Paulo domina topo do ranking; confira dados!

Por 7 Segundos com agências 10/11/2016 11h11
Município alagoano está entre as piores cidades do Brasil em qualidade de vida
Município alagoano está entre as piores cidades do Brasil em qualidade de vida - Foto: Divulgação/Internet

Um levantamento inédito realizado pelo Observatório das Metrópoles e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou o município de Joaquim Gomes, localizado na Zona da Mata de Alagoas, como uma das piores cidades do Brasil em qualidade de vida e bem-estar.

São Paulo domina o topo do ranking e outras cidades do Nordeste também de destacaram negativamente. Os dados mostram que o interior alagoano está 5495º lugar dos locais mais propensos a se viver, ficando, desta forma, entre os últimos colocados. O ranking também informa que os estados do Pará e Maranhão foram os mais citados, com 41 e 32 cidades respetivamente.

Outros estados citados pelo levantamento foram: Amazonas, Tocantins, Piauí, Acre, Rondônia, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Roraima, entre outros. 

A pesquisa também apontou os melhores lugares para se viver do país. O estado de São Paulo domina o topo do ranking com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.

O estudo levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos e urbanos e infraestrutura.