Brasil

PF realiza 36ª fase da Operação Lava Jato nos estados do Ceará, São Paulo e Paraná

Ao todo, são cumpridos 18 mandados; lobista Adir Assad, já preso em Curitiba, é um dos alvos

Por UOL 10/11/2016 07h07
PF realiza 36ª fase da Operação Lava Jato nos estados do Ceará, São Paulo e Paraná
O lobista Adir Assad é um dos alvos da 36ª fase da Operação Lava Jato - Foto: Estadão

A Polícia Federal realiza a 36ª fase da Operação Lava Jato nesta quinta-feira (10). São cumpridos 18 mandados em três Estados: Ceará, São Paulo e Paraná. Deles, são 16 de busca e apreensão e dois de prisão preventiva (por tempo indeterminado).

Batizada de Dragão, a operação cumpre ações nas cidades de Jaguaruana (CE), São Paulo, Barueri (SP), Santana do Parnaíba (SP), Curitiba, e Londrina (PR). Ao menos 90 agentes da Polícia Federal estão envolvidos na operação.

O lobista Adir Assad, já preso pela Lava Jato em Curitiba, é um dos alvos de um dos mandados de prisão. Investigado em diversas operações contra corrupção, Assad foi alvo de três mandados de prisão em pouco mais de um ano: Lava Jato, no Paraná, Operação Saqueador, no Rio, e Operação Pripyat, desdobramento da Lava Jato no Rio.

A outra pessoa alvo de mandado de prisão ainda não teve o nome revelado pela PF.

"Nesta fase da operação Lava Jato são investigados dois importantes operadores financeiros responsáveis pela movimentação de recursos de origem ilegal, principalmente oriundos de relações criminosas entre empreiteiras e empresas sediadas no Brasil com executivos e funcionários da Petrobras", diz a PF em nota.

A operação apurada as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, manutenção não declarada de valores no exterior e lavagem de dinheiro.

O nome Dragão é uma referência aos registros na contabilidade de um dos investigados. De acordo com a PF, ele chamava de "operação dragão" os negócios fechados com parte do grupo criminoso para disponibilizar recursos ilegais no Brasil a partir de pagamentos realizados no exterior.