Alagoas

Santa Mônica faz apelo para conseguir novas doadoras de leite materno

Por Redação com Agência Alagoas 16/11/2016 18h06
Santa Mônica faz apelo para conseguir novas doadoras de leite materno
- Foto: Divulgação

Garantir o leite materno para todos os bebês internos na Unidade Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) não está sendo possível devido à demanda reduzida de doadoras - em potencial às mães em fase de amamentação com excesso de leite. Mais uma vez a equipe do Banco de Leite faz um apelo às mães e aos pais, parentes e amigos, para conscientizar e incentivar a doação do excesso do leite.

Atualmente, a maternidade tem no estoque apenas 3,5 litros de leite materno, quantidade insuficiente para um dia de alimentação de todos os bebês internos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco).

Com 28 bebês internos, seriam necessários 6,5 litros por dia. "Neste momento somos obrigados a fazer uma triagem e alimentar os bebês em situação mais crítica com leite materno e os demais com fórmulas industrializadas", explicou Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite da Santa Mônica.

Para a coordenadora, a situação é lamentável, pois é fato que os bebês prematuros alimentados exclusivamente com leite materno se recuperam melhor e mais rapidamente. "Acompanhamos de perto a evolução. Salvamos vidas com o leite doado e exatamente por isso a equipe fica apreensiva com essa situação", destacou.

Andrea explicou que a maternidade vive uma fase diferenciada. Além do retorno do suporte do Corpo de Bombeiros na entrega e coleta de kits e leite materno na residência das doadoras, a Santa Mônica trabalha para o credenciamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), cuja premissa é garantir o leite materno para 100% dos bebês nascidos na unidade. "Nosso trabalho interno, junto aos servidores e pacientes é constante. Porém, por sermos uma maternidade de alto risco, algumas mães pacientes são impossibilitadas de amamentar ou doar o próprio leite, tornando a doação cada vez mais essencial", finalizou.

Serviço:

O Banco de Leite da Santa Mônica funciona 24 horas por dia para atendimento externo de mães com dificuldade de amamentar.

Para doar o excesso de leite a mulher precisa apresentar cópia dos exames de sangue realizados no pré-natal ou comparecer à maternidade para fazer esses mesmos exames.

Outras informações: (82) 3315.4434