Alagoas

Ministério Público Federal adere à campanha Novembro Azul e ilumina fachada

Iniciativa busca alertar para o combate ao câncer de próstata; Inca estima que, em 2016, haverá 61 mil casos no país

Por Redação com assessoria 17/11/2016 14h02
Ministério Público Federal adere à campanha Novembro Azul e ilumina fachada
- Foto: Assessoria

A sede do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) ganhou iluminação especial em referência à campanha “Novembro Azul”, que busca conscientizar a respeito do câncer de próstata, a segunda doença que mais mata homens em todo o mundo.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos só esse ano – cada vez, em pacientes mais jovens. Em Alagoas, neste ano, 2.160 novos casos de câncer serão diagnosticados, sendo 560 só de próstata.

Toque

O câncer de próstata pode ser detectado pelos exames de sangue (conhecido como PSA) e de toque. Com apenas um dos testes, a chance de falha no diagnóstico é de 20% no PSA e de 40% no exame de toque. Quando os dois são feitos ao mesmo tempo, o índice de falha cai para 8%.

A campanha de conscientização é promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado para orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Precoce

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência em mulheres. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

A SBU recomenda que o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.

A iluminação azul da fachada do prédio sede da Procuradoria da República pode ser conferida no Barro Duro, na capital Maceió.