Alagoas

Detran/AL promove ato em alusão ao Dia Mundial em memória às vítimas de acidentes de trânsito

Durante o evento, também houve a entrega de relatórios para as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito

Por Redação com assessoria 17/11/2016 19h07
Detran/AL promove ato em alusão ao Dia Mundial em memória às vítimas de acidentes de trânsito
Uma série de homenagens aconteceram no ato em alusão ao Dia Mundial em memória às vítimas de acidentes de trânsito - Foto: Lays Peixoto

A perda de um parente querido causa uma dor inexplicável. E quando o motivo é um acidente de trânsito, considerado repentino, o sentimento costuma ser ainda mais doloroso. Com o intuito de sensibilizar os condutores sobre os riscos da imprudência, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), promoveu na manhã desta quinta-feira (17), um ato em alusão ao Dia Mundial em memória às vítimas de acidentes de trânsito.

A manhã foi marcada por uma programação especial, incluindo palestras com diversos temas sobre o trânsito, enfatizando a importância da educação e da segurança que toda a população deve ter, respeitando as regras e buscando sempre a paciência.

Durante o evento, também houve a entrega de relatórios para as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs), contendo os perfis das vítimas de acidentes de trânsito usuárias do serviço social do Detran-AL no período de 2014 e 2015.

De acordo com a chefe de Educação para o Trânsito, Ana Buarque, o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes de trânsito tem como objetivo principal conscientizar a população para os riscos nos quais estão expostas diariamente, além de ressaltar a importância da responsabilidade que se adquire na condução de um veículo.

Ao final do evento, em um momento de muita emoção, os familiares do senhor Paulo Marne Cavalcanti, vítima fatal de um acidente de trânsito, que estavam presentes na solenidade, acenderam a “chama da vida”, que fica localizada em frente à sede do Departamento de trânsito e receberam do chefe de gabinete, Antônio Tenório, um buquê de flores brancas.

O sobrinho da vítima, Wagner Marne, salientou durante o momento a importância das ações no trânsito, o cuidado que é preciso ter para que mais vidas sejam preservadas e, bastante emocionado, ressaltou o sentimento de saudades que o seu tio deixou em toda a família.

“Pedimos que todas as pessoas que estejam no trânsito tenham atenção, pensem muito antes de aumentar a velocidade, fazer uma ultrapassagem, que tenhamos o pensamento nas nossas famílias que estão em casa. É preciso ter sempre o cuidado. A vida é muito breve”.

O diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, esteve ausente do evento pois cumpre agenda em São Paulo, mas deixou registrado que o órgão possui o compromisso de realizar ações em todo o Estado de Alagoas que colaborem com a diminuição de acidentes.

Em sua gestão, a operação Lei Seca foi intensificada nos interiores, as autoescolas passaram a ter uma fiscalização mais efetiva, houve a implantação do Plano de Segurança Viária para motociclistas (PSVM) e a realização de aulões para candidatos a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).