Alagoas

Hemoal e Hemoar realizam campanha de doação de sangue para festas de fim de ano

Ação vai ocorrer da segunda (21) até a sexta-feira (25), para formar estoque estratégico

Por Redação com assessoria 18/11/2016 15h03
Hemoal e Hemoar realizam campanha de doação de sangue para festas de fim de ano
Doação de sangue - Foto: Ilustração

Em alusão à Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) irão promover mais uma campanha de doação de sangue, que terá como slogan ‘Doe Sangue e Compartilhe Vida’.

A ação, que irá ocorrer de segunda-feira (21) até sexta-feira (25), visa formar um estoque de sangue estratégico para atender à demanda transfusional durante os festejos de fim de ano.

Isso porque, historicamente, durante o mês de dezembro o consumo de sangue aumenta cerca de 30%, se comparado a novembro, segundo o Centro de Processamento de Dados da Hemorrede. E como há a necessidade de manter um estoque estratégico de, no mínimo, 300 bolsas diárias, segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS), é necessário contar com a doação voluntária de sangue, uma vez o produto não é fabricado artificialmente.

“Trabalhamos de forma preventiva e temos que nos precaver, pois, se alguém necessitar de uma transfusão e não houver sangue disponível, ela pode evoluir para óbito. Por isso, a necessidade de realizarmos campanhas temáticas, uma vez que as doações de sangue espontâneas não são suficientes para manter o estoque de sangue estabilizado”, justificou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.

Critérios

Os candidatos à doação de sangue devem estar bem alimentados, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Para os menores e idade, o Ministério da Saúde exige que estejam acompanhados dos pais.

“As pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos, além de doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem ser doadoras. Não é permitida a doação de mulheres que estejam gestantes ou amamentando, ainda de acordo com portaria expedida pelo MS. Para repetir o ato, o órgão estipula um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informou Maria das Graças Padilha.

Postos de coleta

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Em Maceió, as doações também podem ser realizadas no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Já no interior, é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoar, que, até a conclusão da reforma de sua sede, está funcionando no antigo Laboratório Municipal de Arapiraca, também situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, atrás do V Centro de Saúde, no Centro da cidade. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.