Cultura

Grupos de cultura afro anunciam programação para a Festa das Águas; confira!

Apresentações artística e culturais se estenderão durante todo o dia e noite de 8 de dezembro

Por Redação com assessoria 01/12/2016 15h03
Grupos de cultura afro anunciam programação para a Festa das Águas; confira!

A tradicional Festa das Águas, que acontece no próximo dia 8 de dezembro, na praia de Pajuçara, em Maceió, vai reunir em sua programação cultural 20 grupos com temáticas afro, que se apresentarão no palco a ser montado na Praça Multiventos. A comemoração, que celebra o Dia de Iemanjá, orixá cultuado entre os povos de matriz africana, conta com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) por meio de convênio com o Ministério da Cultura.

O gerente de Política Cultural da Fmac, Amaurício de Jesus, confirmou que as apresentações artística e culturais se estenderão durante todo o dia e noite de 8 de dezembro, quinta-feira, com início a partir das 8h da manhã. O último grupo a subir ao palco está programado para às 8h da noite. “É bom lembrar que toda a programação foi definida por uma comissão, formada por representantes de grupos envolvidos com o movimento afro-alagoano”, destaca. O evento também deve contar com edição especial do Giro dos Folguedos, que envolve grupos de cultura popular para apresentações em locais públicos.

Confira a programação

A Festa

A Festa das Águas surgiu como reforço às festividades populares pelo Dia de Iemanjá, que acontecem em Alagoas há décadas. No dia 8 de dezembro, caravanas de religiosos e grupos culturais vindos de diversos bairros de Maceió e de cidades do interior do Estado realizam celebrações na praia de Pajuçara.

As comemorações atraem todos os anos moradores, turistas, militantes do movimento negro e simpatizantes das religiões de matriz africana, que podem conferir e apreciar toda a beleza da cultura afro-brasileira em espetáculos que envolvem batuques, cantos e danças.