Saúde

HGE promove ação preventiva contra o pé diabético neste domingo (4)

Por Redação com assessoria 01/12/2016 19h07
HGE promove ação preventiva contra o pé diabético neste domingo (4)

O Hospital Geral do Estado (HGE) promove neste domingo (4), a segunda edição do Dezembro Verde Para o Pé Diabético. A ação é gratuita e vai ocorrer na Avenida Sílvio Vianna, no trecho fechado da Ponta Verde, no período das 8h às 12h.

Aferição de pressão, teste de glicose, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), atividades físicas e atendimentos com médicos vasculares estão entre as ações previstas no ato. O intuito, segundo o cirurgião vascular do HGE, Josué Medeiros, é prevenir contra infecções e problemas na circulação nos membros inferiores, que em caso avançado podem resultar em amputações e morte.

A primeira edição aconteceu ano passado e reuniu cerca de 500 pessoas. “Foi uma manhã inteira com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e equipe de enfermagem envolvida, além de voluntários e outros profissionais que ajudam na organização. O resultado foi magnífico e ficou em nós a percepção de que devemos intensificar esse tipo de ação”, salientou o cirurgião vascular do HGE.

Josué Medeiros explicou que o chamado pé-diabético é um problema de saúde decorrente da diabetes. Ele é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, tornando-se uma úlcera. “Os sintomas partem de micose, dormência, rachaduras no calcanhar, formigamentos e dores. Por isso é preciso inspecionar os pés todos os dias e, em caso de alguma irregularidade, procurar um médico”, recomendou.

Para o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rogério Barboza, a iniciativa do HGE em promover saúde fora do complexo hospitalar é um ganho para todos os alagoanos. “A população tem mais acesso a nossa equipe e esta descobre um universo que repercute no atendimento desempenhado no hospital”, avaliou. “Vale destacar que a prevenção é sempre o melhor remédio”, enfatizou.