Trânsito

Linhas de ônibus terão itinerários modificados a partir de sábado

Por Secom Maceió 15/12/2016 11h11
Linhas de ônibus terão itinerários modificados a partir de sábado

A partir de sábado (17), oito linhas de ônibus sofrerão alterações definitivas em seus itinerários. As modificações tem o objetivo comum de melhorar o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió.

Obras da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) impedirão que as linhas 202 (Circular 2) e 713 (Joaquim Leão/Ponta Verde) possam seguir diretamente para a Praça da Maravilha ao transitar pela Avenida Walter Ananias vindo do Centro. Dessa forma, as linhas 202 e 713 deverão realizar a conversão à esquerda em frente ao Cemitério do Jaraguá para poderem chegar à Praça da Maravilha.

Os trabalhos da CBTU começarão na segunda-feira (20), mas as mudanças para os ônibus valerão mesmo no final das obras. “Daremos início no sábado para que os motoristas dos coletivos se adaptem. A mudança será definitiva porque naquele local passarão Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e não queremos que haja risco de acidentes caso os ônibus que acessavam a praça tivessem que atravessar os trilhos”, explica o assessor técnico da SMTT, Silvio Sarmento.

No caso da linha 608 (Gruta/Iguatemi), a decisão tomada surgiu a partir de pedidos dos usuários e foi possibilitada por estudos técnicos da SMTT. Com a alteração, a linha 608 partirá todos os dias do terminal de ônibus urbano da Rotary e seguirá para o terminal do Sanatório, de onde fará o restante do percurso habitual. “Com essa medida, a linha passa a atender mais pessoas de forma rápida, tornando mais útil ao funcionamento do sistema”, avalia o assessor técnico.

Jardim Royal e Novo Jardim

Já para as linhas que atendem os conjuntos Jardim Royal e Novo Jardim, no bairro do Eustáquio Gomes, as modificações consistem na retomada do itinerário seguido por elas quando surgiram os conjuntos. As linhas que acessam os conjuntos seguirão para a primeira rotatória, segunda, terceira e quarta rotatórias, primeira rua à direita, contorno na rotatória, novamente primeira rua à direita, terceira rua à direita e seguem o itinerário normal.

As linhas são 049 (Eustáquio Gomes/Centro, 052 (Forene/Centro), 230 (Forene/Trapiche), 607 (Eustáquio Gomes/Iguatemi) e 706 (Eustáquio Gomes/Ponta Verde). As ruas das modificações dos itinerários ainda não possuem nome.