Cultura

Giro de Folguedos Natalino é atração neste sábado em Maceió

Por Seocm Maceió 17/12/2016 08h08
Giro de Folguedos Natalino é atração neste sábado em Maceió
Guerreiro Padre Cícero é atração do Giro de Folguedos Natalino - Foto: Secom Maceió

As cores, os cantos e danças tradicionais do folclore darão o toque especial às comemorações de fim de ano em Maceió, com a edição especial do projeto Giro de Folguedos Natalino, que acontece neste sábado (17), no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, a partir das 16h, e na praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), no Prado, a partir das 17h.

As apresentações abertas ao público devem reunir 41 grupos de cultura popular. O evento é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

De acordo com o diretor de Produção da Fundação, Keyler Simões, os 41 grupos, entre os quais 16 trios de forró,  farão apresentações simultâneas em tablados espalhados pelas áreas do Corredor Vera Arruda e da Praça da Faculdade. “Este projeto, executado desde o início da gestão do prefeito Rui Palmeira, possibilita que maceioense e os turistas conheçam as nossas manifestações culturais”, ressaltou.

Esta edição do projeto é realizada por meio de convênio entre a Fmac e o Ministério da Cultura (MinC), a partir de emenda parlamentar do senador Benedito de Lira.

O presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, destaca que, a cada edição do projeto, o público pode conferir um verdadeiro desfile das cores e ritmos dos folguedos em atuação na capital. “A cada Giro contamos com dezenas de personagens caracterizados, revelando que Maceió tem muito mais que sol e mar”, disse.

As fitas coloridas do guerreiro, a irreverência do bumba-meu-boi, o batuque do maculelê e o tradicional forro pé de serra personificam as atrações em destaque ao público. Quem for à Praça da Faculdade, poderá conferir grupos de boi, baianas, guerreiro, pastoril, fandango e maculelê, além dos trios de forrozeiros. No Corredor Vera Arruda, os folguedos estarão representados no maracatu, baianas, coco de roda, banda de pífano, bois e também nos trios de forró.

Na lista de apresentações estão o Grupo de Folguedos e Danças Professor Pedro Teixeira, Grupo Folclórico Ganga Zumba, Banda de Pífanos Fulô da Chica Boa, Coco Tentação, Taieras Alagoanas, Boi Águia e o Guerreiro São Pedro Alagoano.

Serviço

O que: Giro de Folguedos  Natalino;

Onde: Corredor Vera Arruda, a partir das 16h; Praça da Faculdade, a partir das 17h;

Quando: sábado, dia 17 de dezembro;

Aberto ao público