Economia

Segunda parcela do 13º salário cai nesta terça; veja 8 dicas para usar bem!

Por UOL com UOL 20/12/2016 09h09
Segunda parcela do 13º salário cai nesta terça; veja 8 dicas para usar bem!
Segunda parcela do 13º salário cai nesta terça; veja 8 dicas para usar bem! - Foto: Arte/UOL

Quem trabalha com carteira assinada em uma empresa privada deve receber até esta terça-feira (20) a segunda e última parcela do 13º salário. O que fazer com esse dinheiro extra? A recomendação é dar prioridade para quitar ou reduzir dívidas. Depois, o negócio é poupar e investir. Se não tiver dívidas, pode até se divertir um pouco, mas deve guardar uma parte para aplicações. 

O UOL ouviu os seguintes especialistas: Fernanda Monnerat, diretora do Serasa Consumidor, Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Corretora de Valores, André Massaro, educador financeiro e autor do livro "Dinheiro é um santo remédio", Marcelo Tapai, advogado especializado em direito imobiliário, e Márcio Araújo, gerente de investimentos da cooperativa de crédito Sicredi. Veja abaixo as principais dicas.

1) Pague as dívidas

Se o dinheiro não dá para pagar todas as dívidas, pague-as nesta ordem:

* Dívidas com contas essenciais (água, luz, plano de saúde --no caso do plano de saúde, após 60 dias sem pagar, a pessoa perde o contrato).

* Prestações da casa própria atrasadas. Após três meses sem pagar, o banco dá 15 dias para quitar a dívida. Caso contrário, o imóvel vai a leilão e o comprador perde o que já pagou.

* Dívidas com juros altos, como cheque especial e cartão de crédito. Segundo pesquisa da Anefac de novembro, essas dívidas têm juros médios de 15,43% e 12,56% ao mês, respectivamente. Como os juros são altos, essas dívidas aumentam muito e de forma rápida.

* Dívidas com juros menores, como empréstimo pessoal (4,62% ao mês) ou dívidas com o comércio (5,9% ao mês).

2) Adiante parcelas 

Diminuir a dívida de financiamentos ou carnês também é um bom uso para as rendas extras. Mesmo sem estar com o nome sujo, antecipar o pagamento de parcelas é bom para o bolso, pois a instituição é obrigada a abater os juros das parcelas pagas antecipadamente.

3) Guarde para o começo do ano

Dezembro e janeiro são meses de gastos elevados. Além da festa de Natal e das comemorações do Ano Novo, o início do ano tem despesas muito altas, como pagamento de IPVA, IPTU, férias, matrículas escolares. O melhor é guardar um pouco por mês durante o ano para pagar essas despesas. Se não fez isso, deve guardar parte da renda extra para esse fim.

4) Faça uma reserva de emergência 

Os especialistas recomendam que todos tenham uma reserva financeira de emergência --que possa cobrir as despesas fixas da família, em média, por seis meses. As rendas extras podem ser usadas para começar ou complementar essa reserva. Araújo diz que é possível começar um investimento: "Use o dinheiro para fazer o primeiro depósito em um investimento e se programe para aplicações mensais." 

Silveira sugere aplicar esse dinheiro no Tesouro Selic ou em fundos DI, que são investimentos menos arriscados e com facilidade para sacar.

5) Poupe para a aposentadoria 

Se não tem dívidas e já tem a reserva de emergência para despesas imediatas, outro bom destino para as rendas extras é engordar a poupança para a aposentadoria. Uma sugestão é aplicar em previdência privada para complementar a aposentadoria do INSS, afirma Fernanda Monnerat.

Márcio Araújo complementa: "Se fizer a declaração de Imposto de Renda completa, também pode usar o dinheiro para fazer um plano de previdência do tipo PGBL e já pagar menos imposto em 2017."

Silveira sugere, em vez do plano de previdência privada, investir em títulos do Tesouro Direto e até mesmo em ações. "Não é para especular em ações, mas investir em empresas que tenham bom desempenho e podem valorizar no futuro", diz.

6) Compre à vista no Natal

A renda extra também pode ser usada na compra dos presentes de final de ano, pois, com dinheiro na mão, é sempre mais fácil negociar descontos. A recomendação para os presentes de Natal é que estes estejam dentro do orçamento e sejam pagos à vista, sem fazer dívidas para pagar essas compras.

7) Faça bons negócios 

Se pagou as dívidas e já tem uma reserva, é possível aproveitar o dinheiro na mão para obter descontos na compra de viagens, eletrodomésticos e outros produtos de que realmente precise. Só não vale gastar com compras por impulso.

8) Invista em educação

Investir em cursos para aprimoramento pessoal é outro destino para a renda. Aprender uma nova língua, começar uma faculdade, uma pós-graduação ou até mesmo engordar a poupança para estudar no exterior.