Trânsito

Rodoviários ameaçam entrar em greve por falta de pagamento do 13º salário

Categoria cobra o pagamento do benefício; empresas alegam não ter dinheiro

Por Redação com assessoria 20/12/2016 14h02
Rodoviários ameaçam entrar em greve por falta de pagamento do 13º salário
Categoria cobra o pagamento da parcela do benefício; empresas alegam não ter dinheiro - Foto: Divulgação

Os passageiros de ônibus em Maceió poderão ficar sem o transporte nesta quarta-feira (21). Isso porque até o início da tarde desta terça-feira (20), os rodoviários não receberam os vencimentos referentes ao 13º salário. A categoria considera a situação ainda mais grave pelo fato de não ter recebido sequer a primeira parcela do benefício, que usualmente é paga até o dia 30 de novembro.

De acordo com Écio Ângelo, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Alagoas, várias reuniões foram realizadas para cobrar o pagamento do benefício e resolver o impasse, sendo a última delas orientada para fins de consenso pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Maceió, Tácio Melo da Silveira, na noite de ontem.

Os empresários do setor alegam que sofrem com a crise e com a consequente diminuição dos passageiros neste ano, o que, segundo eles, colocou as quatro empresas vencedoras do processo licitatório para a prestação do serviço em estado de dificuldade financeira.

“Eles propuseram parcelar o pagamento do 13º, sendo a primeira parcela a ser paga nesta quarta-feira, proposta que recusamos de imediato. Exigimos respeito à nossa categoria e eles tiveram todo o ano para se programar para tal. Por isso, não abrimos mão agora do pagamento integral”, afirmou Écio Ângelo.

Como não houve consenso entre trabalhadores e empresários, a diretoria do sindicato declarou que as empresas que até o final de hoje não debitarem o 13º salário integralmente a seus funcionários permanecerão paralisadas a partir de amanhã, até que a situação seja resolvida.