Cultura

Xique Baratinho e Mopho apresentam noite de rock alagoano em prévia natalina

Noite de muito rock na casa de shows Ork Music Sessions reserva ainda uma homenagem aos 70 anos de Alceu Valença

Por Assessoria com Redação 21/12/2016 15h03
Xique Baratinho e Mopho apresentam noite de rock alagoano em prévia natalina
Xique Baratinho e Mopho se apresentam nesta sexta-feira (23) - Foto: Charles Northrup

Na penúltima sexta-feira do ano, dois dos maiores nomes do rock alagoano celebram anos de amizade e música em uma das prévias natalinas mais tradicionais de Maceió. O rock regional do Xique Baratinho e o rock psicodélico da banda Mopho se encontram mais uma vez nos palcos alternativos da capital no Natal Oblíquo, que este ano acontece no dia 23 de dezembro, a partir das 22h, na casa de shows Ork Music Sessions, no Stella Maris.

Com quase 20 anos de estrada, o grupo Xique Baratinho é a primeira atração da noite a subir no palco com seu som original que decodifica a cantoria popular dos nossos mestres do folclore e composições próprias, misturadas a ritmos como o rock, jazz, funk e até hip hop. No show com duração de 1h30, previsto para ter no repertório 20 músicas, o público poderá escutar sucessos da banda, incluindo os do disco Frectivo, lançado em 2013, entre eles canções como Arataca, Madeira de Queiroz, Nega Fulô e Bermuda.

A banda, hoje formada por Railton Sarmento (flauta, pífano e vocal), Lelo Macena (baixo e vocal), Aldo Gonzaga (guitarra), Rodrigo Sarmento (bateria) e Ricardo Pianola (teclado), prepara ainda uma homenagem ao cantor Alceu Valença, que neste ano completou 70 anos. Quatro de suas músicas, consideradas pela banda como “obras primas”, ganham releituras nas mãos do Xique Baratinho: Agalopado, Anjo de Fogo, Maria dos Santos e Horrível.

Já a banda Mopho, considerada um clássico psicodélico da música underground brasileira, fecha a noite do Natal Oblíquo com uma espécie de reencontro com o seu público. A banda apresenta sua nova formação, com João Paulo (guitarra e voz), Dinho Zampier (teclado) e Leonardo Luiz (baixo), em um show de 1h30 de duração, com o baterista Allysson Paz como convidado, tocando músicas dos três álbuns da banda, incluindo sucessos como Nada vai mudar, O amor é feito de plástico, Não mande flores, Quanto vale um pensamento, Dani Rabiscou, entre outros.

"Vai ser, acima de tudo, uma noite para a celebração de uma amizade, de uma parceria que já dura quase 20 anos”, explica Lelo Macena, baixista e um dos vocalistas do Xique Baratinho sobre o clima dos shows. “Quando viajamos em turnê do nosso primeiro disco no sul do país, tocamos em lugares que a Mopho também já tinha se apresentado e sentimos essa conexão. Vai ser incrível tocar junto, na nossa casa, agora que as duas bandas estão preparando novos discos, redescobrindo novos rumos”  

A noite contará ainda com a discotecagem do Dj Rodrigo Sampaio. Os ingressos para o show só poderão ser comprados na própria casa de shows, na noite do Natal Oblíquo. De acordo com a Ork, os 100 primeiros terão acesso ao lote promocional, vendido por R$ 30. Quando a cota for atingida, os ingressos passam a ser vendidos no valor normal, por R$ 40.