Brasil

Trabalhador já pode sacar dinheiro de contas inativas do FGTS; saiba como realizar a consulta do saldo

Por 7 Segundos com informações do Uol 22/12/2016 11h11
Trabalhador já pode sacar dinheiro de contas inativas do FGTS; saiba como realizar a consulta do saldo
O saldo das contas inativas é o dinheiro do trabalhador que algum dia pediu demissão e não teve o direito de sacar o FGTS naquele momento - Foto: ilustração

Os trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que têm em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer e ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS. A medida tem potencial de injetar R$ 30 bilhões na economia, estimou o presidente.

O saldo das contas inativas é o dinheiro do trabalhador que algum dia pediu demissão e não teve o direito de sacar o FGTS naquele momento. 

Temer confirmou que o trabalhador poderá sacar todo o dinheiro que estiver disponível. No entanto, a maioria das contas inativas de FGTS (cerca de 86%, segundo Temer) tem pouco mais de um salário mínimo. 

Como consultar seu saldo?

O trabalhador pode consultar o saldo vinculado à conta do FGTS no site da caixa, tanto por computador, como por celular, aplicativo,  e também por e-mail.

Para consultar no site da caixa , o cidadão precisa informar o Pis/Pasep e uma senha cadastrada por ele. Há ainda a opção para receber o saldo mensal da conta por e-mail. Basta que o trabalhador acesso o site da caixa , informe seu Pis/Pasep e senha cadastrada e clique na opção para passar a receber por e-mail. Do mesmo modo, pode ser feito para receber a opção por via SMS no celular. No entanto, para esta opção, o cidadão não receberá o extrato bimestral em papel, mas continuará a receber o anual normalmente. 

Para aplicativo, a ferramenta já está disponível para download gratuito nos celulares Android, iOs e Windows, que pode ser feito aqui