Acidentes

Verão aquece turismo e deve atrair 500 mil visitantes a Alagoas

Por Redação com assessoria 26/12/2016 15h03
Verão aquece turismo e deve atrair 500 mil visitantes a Alagoas
A beleza do litoral alagoano é um dos motivos do aumento da procura por turistas brasileiros e estrangeiros - Foto: Sedetur

As praias e os atrativos alagoanos são cobiçados durante todo o ano, mas, no verão, essa procura só aumenta. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) indicam que Alagoas deve receber 500 mil visitantes durante a alta temporada.

Um levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo (Mtur), na quarta-feira (21), revela que 23% dos brasileiros que pretendem viajar neste verão têm o Nordeste como preferência, o que equivale a 16,8 milhões de pessoas. Alagoas tem se destacado como o Estado nordestino que mais cresceu no turismo, apresentando indicadores positivos durante todo o ano.

De acordo com dados da Infraero, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, no acumulado até o mês de novembro, cresceu 1,07%, quando comparado ao mesmo período de 2015. Outros destinos turísticos da região, Ceará e Sergipe, apresentaram queda de -14% e -20%, respectivamente.

Ainda segundo o Mtur, 73,4 milhões de viagens deverão ser realizadas entre os meses de dezembro (2016) e fevereiro de 2017. Esse número reflete um aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2015, quando 72,8 milhões de viagens foram feitas. A expectativa é de que essas viagens movimentem R$ 100 bilhões.

De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), o turismo doméstico representa 60% das vendas de pacotes para o verão. A Abav prevê que a comercialização de pacotes de viagem para o período movimente cerca de R$ 220 milhões, o equivalente a 40% do movimento anual.